Como Maria, sensível a Deus a Deus e aos irmãos!

comoMariaserSensível

*O texto a seguir na verdade é o roteiro de uma pregação que fiz para os membros do 2º elo da Comunidade Aliança de Misericórdia!

Maria, perfeita seguidora de Cristo e mais perfeita discípula, é o mais perfeito exemplo de sensibilidade à vontade de Deus e também à dor e necessidade dos irmãos. Cito abaixo algumas vezes em que Maria foi sensível ao Senhor que tudo lhe deu e também sensível aos irmãos a quem tudo ela devia fazer, doando-se por amor.

No Botuquara, casa mãe da Comunidade Aliança de Misericórdia existe uma rocha onde foi esculpida uma imagem da Virgem Maria. Um artista italiano de forma voluntária fez esse bonito trabalho. Ao vê-lo retocando a imagem, pude rezar e ali pedir ao Senhor: dá-me a graça de ter esculpidas em minha almas as virtudes da Virgem Maria, para que como ela, eu possa ser mais Teu, Senhor.

Ao pedir isso, o Senhor me trazia ao coração: deixa eu escupir em ti a sensibilidade de minha Mãe! Sendo assim, prossigamos:

18558864_10213162271275347_4752123384577000566_o.jpg

Imagem sendo esculpida numa das rochas do Botuquara

Sensível a Deus, Maria diz SIM, diz FIAT à missão que Deus lhe confia. A Palavra de Deus diz que Maria se perturbou/assustou com tamanha graça. Mas ela foi fiel e como filha obediente disse SIM, FIAT.

Sensível a Deus, Maria confiou na providência de Deus! Ela também esperava o Messias e agora, literalmente, tinha o “Rei na barriga”.

Sensível aos irmãos, Maria despojou-se também de sua condição de Mãe de Deus e foi até Ain Karin para estar e ajudar sua prima Isabel que também estava grávida. Isabel já idosa, como nos relata o Evangelho de São Lucas, ficou grávida de João Batista. E Maria foi lá não só para contar a “sua novidade”, mas para colocar-se à serviço, para trabalhar, ralar… e não foi fácil! Era na região montanhosa e Maria também estava grávida!

Sensível a Deus, Maria ensinou seu Filho, transmitiu-lhe o amor pela Palavra, pela Vida, pelo Outro. “Jesus lhes era submisso…”, nos lembra o episódio da perda e encontro no Templo.

Sensível aos irmãos, Maria não silenciou com a possível dor e vergonha dos noivos das Bodas de Caná. Maria comoveu-se diantea situação e recorreu Àquele que podia mudar todas as coisas.

Sensível aos irmãos, Maria ensinou como “arrancar” de Deus uma graça: fazei TUDO o que Ele vos disser!

Sensível a Deus, Maria segui seu Filho até o fim, indo aos pés da Cruz para recebe-Lo em seus braços como recebeu no dia do Seu nascimento.

Sensível aos irmãos, Maria aceitou receber cada um como filho, como presente, como promessa.

Sensível a Deus, Maria não foi ao túmulo porque desde sempre acreditou sem precisar ver e porque tinha a certeza da grandeza, verdade e santidade que existia em seu filho.

Sensível a nós, seus filhos, Maria hoje intercede, cuida, ama, forma, educa.. e é para nós, Porta que para o Céu está sempre aberta!

Que a Virgem Maria nos inspire a sermos mais de Deus!

Esculpe em nós, Espírito Santo, as virtudes de Tua Doce Esposa! Amém!

Robson Landim
Discípulo da Comunidade Cristo Libertador

Anúncios

Maria, face materna de Deus!

FaceDeDeus

A paz de Jesus e o Amor da Virgem Maria estejam conosco! Quer mês mais mariano que esse? Celebramos Maria, aquela que em tudo fez a vontade de Deus! Celebramos os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima aos três pastorinhos! Celebramos as mães: a de Jesus e também as nossas.

A Maternidade é o maior atributo da Virgem Maria. Silenciosa, mas confiante, Maria é mãe dAquele que sofreu a mais humilhante das mortes: a Cruz. Mas também é mãe esperançosa, já que, entendendo a missão de seu Filho e as suas palavras proféticas, não desesperou e nem foi ao túmulo, pois tinha a viva certeza da ressurreição.

Experiências-com-Nossa-Senhora-em-Fátima.jpgOlhar para Maria é olhar também para a face materna de um Deus que nos ama imensamente e que como mãe nos embala, no acalenta, nos acarinha, nos faz parar de chorar, nos acalma…

Nesse mês quero te convidar a rezar com Maria justamente nesse sentido: que ela seja sua mãe em todos os sentidos, principalmente na educação. Peça a ela: Mãe, educa-me para a santidade! Mãe, educa-me para obedecer e entender os planos que o Pai tem para mim. Ajuda-me a entender os desígnios de Deus em minha história, para que assim como a Senhora eu possa cantar que “o Todo Poderoso fez em mim maravilhas”. 

Deus te abençoe! Tamu Juntu!

Publicado originalmente no
Informativo da Paróquia N. Sra. da Candelária
Maio/2017

Como viver bem o Mês de Maria?

10DICAS

Paz! Estamos no #MêsDeMaria dentro do #AnoMarianoNacional. É muito amor de mãe, né não? Mas muitas vezes nós paramos na hashtag #MêsDeMaria e esquecemos de viver as graças especiais desse tempo.

Por isso, como nem sempre temos tempo de parar, pensar e programar o que faremos, trouxe aqui 10 dicas para vivermos BEM o mês de maio que é inteiramente dedicado à Nossa Senhora e consequentemente o Ano Mariano que vai até o dia 11 de Outubro, Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e aniversário de 300 anos do encontro da imagem milagrosa da Rainha e Padroeira do Brasil.

Mas deixando de enrolação, bora à lista:

1 – VIVER AS VIRTUDES DE MARIA

Essa é a dica mais importante de todas! Mais do que celebramos o mês de Maio com alegria, precisamos celebrá-lo com desejo de nos assemelharmos àquela que celebramos. O que podemos “copiar”/”desejar” de Maria?

Algumas virtudes de Maria que precisamos lutar pra vivermos diariamente: humildade, castidade, obediência, pureza, bondade, serviço, dentre centenas de milhares. Maria é a mulher das bem-aventuranças, então, tem todas as virtudes!

2 – REZAR COM MARIA

Essa dica é um complemento da primeira. Celebrar Maria é rezar com ela! Festejar por festejar não tem sentido. As “festas” religiosas só são festas mesmo quando nos ajudam a rezar. O mês de Maria vem para nos aproximar dessa mãe que tanto nos ama e quer nos educar. Portanto, reze com ela. Mas rezar o que? São as próximas dicas!

3 – REZAR O TERÇO TODOS OS DIAS

A oração mais mariana: o Santo Terço! Dizer “Acaso não sabeis que eu sou da Imaculada” é muito fácil. Mariano de verdade REZA o terço todos os dias, meditando a presença de Maria na vida de Jesus. O Terço é uma oração cristocêntrica, mas nos leva a meditar também a caminhada dessa doce mãe que, da Anunciação à Coroação em tudo fez a vontade de Deus.

4 – REZAR O OFÍCIO DA IMACULADA AOS SÁBADOS

“Ouve, Mãe de Deus, minha oração, toquem vosso peito, os clamores meus!”. Dizem que quando rezamos o Ofício da Imaculada Conceição, a Virgem Maria se ajoelha no céu para ouvir a nossa oração. Se isso é verdade eu não sei, mas sei que é uma oração muito eficaz. Reze principalmente aos sábados, dia que a Igreja dedica especialmente à devoção mariana.

5 – PEREGRINAR À SANTUÁRIOS MARIANOS

Santuario.JPG

Eu não sei vocês, mas eu gosto demais de visitar Santuários e igrejas grandes. Aqui no meu bairro temos o Santuário Sião da Mãe e Rainha de Schoenstatt e lá é um lugar de paz para mim. Lugar onde ao olhar pra imagem de Maria eu realmente sinto no coração aquilo que está escrito no seu entorno: “Os servos de Maria jamais perecerão”.

Se você pode, visite em especial santuários e igrejas dedicadas à Nossa Senhora Aparecida (vale indulgência plenária) e Nossa Senhora de Fátima. O motivo vocês já sabem, né?

6 – CRIAR UM ESPAÇO PRA MARIA EM SUA CASA

“Ah! Católicos adoram imagens!”. Bom, mandem catar coquinho! Nesse mês vale a pena ter um local bem adornado para uma bela imagem de Nossa Senhora. Um local onde você possa rezar, acender uma vela em honra à Virgem, colocar seus pedidos de oração. Aqui em casa temos o “Santuário-Lar” que é como uma extensão do Santuário de Schoenstatt. Também no meu quarto tenho um cantinho especial para a imagem de Nossa Senhora de Nazaré que ganhei em Belém.

7 – LER SOBRE NOSSA SENHORA

“Só se ama aquilo/aquele que se conhece”, já dizia Santo Agostinho. Ler sobre Maria é aprofundar-se sobre a vida dessa mulher que, sendo humana como nós, soube ir além, obedecendo a Deus, guardando todas as coisas no coração e sendo fiel até o fim. Tenho algumas dicas pra vocês:

  • Glórias de Maria (Santo Afonso de Ligório)
  • Tratado da Verdadeira Devoção (São Luís Montfort)
  • Aparecida (Rodrigo Alvarez)
  • Evangelho Secreto da Virgem Maria (Santiago Martín)
  • Maria (Rodrigo Alvarez)

8 – OUVIR MÚSICAS MARIANAS

Como é bom ouvir boa música católica, não é? Músicas marianas, então, nem se fale! Eu gosto demais! As músicas marianas quando bem cantadas e com letras realmente inspiradas, tocam profundamente a nossa alma e nos ajudam a criarmos intimidade com essa Doce Senhora. Pra isso, criei uma playlist especial lá no Spotify. Vale a pena ouvir! Clique aqui pra ir diretamente para a playlist.

9 – ASSISTIR ESSE MEU VÍDEO SOBRE MARIA

10 – ASSISTIR ESSE MEU OUTRO VÍDEO SOBRE MARIA

É isso, galera!
Como dizia um ex-pároco meu: “Vale a pena entregar o coração à Mãe de Deus!”.

Deus nos abençoe!
Salve Maria!