Propósitos quaresmais

quaresma.png

Quaresma é tempo de plantarmos nossa miséria na misericórdia do Senhor para assim colhermos frutos de vida e salvação!

Sendo assim, precisamos nos preparar bem para esse tempo frutuoso que a nossa Igreja nos propõe. A quaresma é um verdadeiro presente. Ela começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na tarde da Quinta-Feira Santa, antes da Solenidade da Ceia do Senhor.

Nesse tempo seguimos no caminho “desértico” do Senhor. Ele, como nos conta o Evangelho, foi levado pelo Espírito Santo ao deserto, onde foi tentado, mas também onde nos deu ensinamentos valiosíssimos como: “nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus” e “adorarás ao Senhor Teu Deus e só a Ele servirás”.

Para bem vivermos este tempo, além do tripé jejum, oração e esmola, podemos fazer um propósito de mudança radical, já que esse tempo também é para nós momento de verdadeira e potente metanóia.

Um irmão de comunidade, o Carlos Eduardo, iniciou sua mudança de vida a partir justamente de um propósito. Ele usava drogas (de todos os tipos) e estava deprimido por conta de tanta coisa que tinha acontecido em sua vida (morte da avó, fim de relacionamento, enfermidade). Após viver o carnaval da forma mais deplorável possível, ele firmou um propósito com Deus: “vou ficar 40 dias sem usar drogas ou beber”. E assim foi! Além disso, o propósito o ajudou a voltar para a Santa Missa, para o Grupo de Oração… desde aquele dia ele não tocou mais em drogas e hoje coordena a intercessão da Comunidade Cristo Libertador (logo menos o testemunho dele será transmitido no programa “Histórias em Oração” que eu produzo para a TV Canção Nova).

Você pode escolher algo que sabe que fará a diferença. Se for tirar algum alimento, ao fim da quaresma, doe a quantia que você não gastou. O mesmo vale para drogas, bebidas e outros vícios.

Você fazer o propósito de caminhar mais, rezar mais, trocar livros seculares por leitura espiritual, dentre tantas coisas, mas precisa ser algo que te ajude, em especial, a se aproximar do Senhor, conter seus impulsos, controlar suas paixões… 

Prepare-se desde já e se desarme para estar no deserto com o Senhor!

Bora para o deserto com o Senhor?

Ah! A Comunidade Shalom tem uma lista bem bacana de coisas que você pode fazer nessa quaresma (http://www.comshalom.org/40-propositos-para-a-quaresma/).

Lembrando:

  • Jejum é tirar comida!
  • Deixar de comer determinado alimento é abstinência!
  • Quarta-feira de cinzas é dia de JEJUM e Abstinência de carne vermelha
  • Sexta-feira Santa é dia de JEJUM

Deus te abençoe!
Santa quaresma!

 

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s