Uma carta de amor para nós!

formaçao_720-x-230--720x230.png

Mais do que um conjunto de 73 livros divididos em Antigo e Novo Testamento, “a Bíblia é a carta do amor de Deus dirigida a nós” (Sören Kierkegaard). A Maria Paola, co-fundadora da Comunidade Aliança de Misericórdia também proclamava essa verdade ao ensinar o estudo da Palavra aos seus irmãos.

Ler, estudar, entender e viver a Palavra de Deus é ter a certeza de ser guiado por um Deus que fez e faz tudo por amor aos Seus filhos. São histórias reais de milagres, superação, vivência da fé, ressurreição, dentre tantas outras temáticas. A Bíblia Sagrada não fica para trás de nenhum outro livro de qualquer que seja o gênero. Nela encontramos de romance à aventura, de humor à espiritualidade.

Mas para que seja absolvido o conteúdo de tamanha carta amorosa, é preciso dar tempo a Ela. É preciso parar, ler e seguir alguns outros passos: 

  1. Leitura: Ler pequenos trechos (iniciar pelos Evangelhos) com calma e atenção, com uma caneta na mão para grifar o que achar mais importante, reler, identificar pontos não conhecidos ou que chamem a atenção, imaginar a cena. É neste primeiro passo que procuro entender o que a Palavra ‘diz em si’.
  2. Meditação: É hora de ir mais fundo. Se aprofundar em cada frase, confrontar com a sua vida e sua história. Saborear a Palavra de Deus como o “prato principal” do seu dia. É o momento que mais exige concentração. Neste passo eu devo perguntar: o que a Palavra ‘diz para mim?’.
  3. Oração: Agora, pela oração, sou eu quem ‘digo algo a Deus’. Se você fizer uma boa meditação, naturalmente começará a rezar com a passagem bíblica escolhida. Depois de ouvir o que Deus lhe falou, é hora de falar com Ele. É o momento da sua resposta diante do que Ele lhe propôs: pode ser um louvor, um pedido, um ato de arrependimento, um clamor. O importante é externar o resultado da sua meditação, da sua vivência com a Palavra.
  4. Contemplação: Num profundo silêncio diante de Deus e de Sua Palavra, deixe que Ele reine. Adore-O. Entregue-se a Ele em oferta para que Ele faça o que quiser.

Após ter feito este caminho, posso ainda escolher um propósito concreto para viver a Palavra, por exemplo: amar concretamente as pessoas, perdoar alguém que me magoou, fazer um gesto de caridade a algum pobre etc.

Ainda ficou com dúvidas? Uma boa dica para esse mês é o livro “A Palavra de Vida” escrito pela própria Maria Paola, onde ela nos ajuda no aprofundamento da vivência da história do povo de Deus e da salvação.

Robson Landim – Jornalista e Colaborador Aliança de Misericórdia
Publicado originalmente na Revista Aliança de Misericórdia de Setembro/2016

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s