Maria, simplesmente Mãe!

simplesmentemae

É maio, mês dedicado à Maria. É também mês das mães, aquelas que nos geram, educam, formam e amam.

Estando aos pés da Cruz, Maria escutou do próprio Jesus: “Mulher, eis aí o teu filho”. Naquele momento o apóstolo João, o mais amado, recebeu Maria em sua casa. De Jesus, João recebeu também a responsabilidade de amar, zelar e cuidar daquela que é a Bendita entre todas as mulheres, aquela que todas as gerações chamarão de bem-aventurada.

Também nós, pela ordem da graça, somos convidados a recebermos Maria em nossa casa, em nossa vida, em nossa família, em nossa realidade pessoal e a fazermos dela parte de nossa história.

A Maternidade de Maria – maternidade divina – é um dogma da Igreja Católica Apostólica Romana. Muitas vezes alguns irmãos separados vêm nos questionar sobre essa realidade tão própria de Nossa Senhora. Eles atestam que Maria é mãe de Jesus Homem e não de Jesus Deus, fazendo assim uma separação das naturezas de Cristo.

Nós católicos cremos que Jesus é 100% homem e 100% Deus. Ele viveu integralmente a nossa realidade – só não no pecado – e vive integralmente a mesma realidade que o Pai e o Espírito Santo, sendo Deus e Senhor. Vejamos se é difícil entender essa conta tão simples:

  • Jesus é Deus! Ok?
  • Maria é Mãe de Jesus! Ok?

Qual é o resultado? Maria é MÃE DE DEUS!

A Constituição Lumen Gentium afirma no parágrafo 53: “A Virgem Maria, que na Anunciação do anjo, recebeu o Verbo de Deus no coração e no corpo e trouxe ao mundo a Vida, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor”

O Deus que se fez carne quis precisar de uma família para realizar o seu plano de salvação. Hoje com a crise familiar querem até mesmo nos abster da utilização dos nomes “pai” e “mãe”, denominando-os assim como “genitor 1” e “genitor 2”. Isso é fruto da maligna ideologia de gênero. Mas enfim, Jesus mesmo não precisando, quis ter uma família e como toda família tradicional, é formada por um Pai e por uma Mãe. Para isso, Deus Pai em seu infinito amor e em sua infinita misericórdia, preparou desde sempre uma mãe que fosse digna de seu Filho.

Desde o antigo testamento os profetas falavam de Jesus, o Messias que libertaria o povo da escravidão do pecado. Maria também é “citada” como aquela que traria ao mundo, através de sua maternidade, o Salvador, o próprio Filho de Deus:

Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco” (Isaias 7, 14)

São Bernardo, grande mariano, escreve sobre o momento da anunciação e da expectativa no entorno do Fiat (faça-se) que faria de Maria a mãe do Redentor:

“Ó Virgem piedosa, o pobre Adão, expulso do paraíso com sua mísera descendência, implora a tua resposta. Implora-a Abraão, implora-a Davi; e os outros patriarcas, teus antepassados… suplicam esta resposta. Toda a humanidade, prostrada a teus pés, a aguarda. E não é sem razão, pois do teu consentimento depende o alívio dos infelizes, a redenção dos cativos, a libertação dos condenados, a salvação de todos os filhos e filhas de Adão, de toda a tua raça. Responde depressa, ó Virgem! Pronuncia, ó Senhora, a palavra esperada pela terra, pelos infernos e pelos céus. O próprio Rei e Senhor de todos, tanto quanto cobiçou a tua beleza, deseja agora a tua resposta afirmativa, porque por ela decidiu salvar o mundo. Agradaste a ele pelo silêncio, muito mais lhe agradarás pela palavra … Se tu lhe fizeres ouvir a tua voz, ele te fará ver a nossa salvação”.

Salve Maria!
Somos de Maria!

Já assistiu o primeiro vídeo do #VlogREVOLUCIONÁRIO? Não? Então [e só dar o #Play e conferir esse bate papo super bacana sobre modéstia, devoção mariana, sinais exteriores da consagração à Nossa Senhora e muito mais.

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s