Palavra da Semana| Ela é a Imaculada Conceição!

Chegamos ao fim de mais um ano. Dezembro é um mês especial para a Igreja Católica e para toda a humanidade, já que o Natal de Jesus fez com que nascesse um novo tempo, um novo calendário. Agora tudo é depois de Cristo (DC). Maria entra nessa história como Mãe, mas também como filha obediente do Pai do Céu que a preparou desde sempre para ser “Theotókos”, do grego “Mãe de Deus”, mas que lhe deu a liberdade de dizer SIM e assim ser cooperadora na redenção humana.

imaculada

Além de celebrarmos o Nascimento de Jesus, lembramos com carinho no dia 8 de dezembro, da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Mas o que isso quer dizer? Deus preparou para o Seu Filho Mãe que fosse digna dEle.

O Dogma da Imaculada Conceição de Maria diz respeito à preservação de Maria em relação a macula do pecado originale foi proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX. O Youcat – Catecismo Jovem da Igreja Católica – nos diz o seguinte:

“A Igreja acredita ‘que a Beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da SUA concepção, por singular graça e privilégio de Deus Onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original'”. (Cf. CIC 487-492, 508)

A própria Virgem Maria aparecendo em 1858 em Lourdes, na França, para Santa Bernadete Soubirous revelou sua “verdadeira identidade”, dizendo à menina: “Eu sou a Imaculada Conceição!”.

Mesmo antes da proclamação do Dogma em 1854 e da aparição de Nossa Senhora 4 anos depois, muitos santos já acreditavam na Conceição Imaculada de Maria. Santo Afonso Maria de Ligório foi um desses. Em sua obra “Glórias de Maria” de 1750 já dizia: “(…) Maria tinha de ser medianeira de paz entre Deus e os homens. Logo, absolutamente não podia aparecer como pecadora e inimiga de Deus, mas só como sua amiga toda Imaculada. Mais um motivo reclamou que Deus preservasse Maria da culpa original”.

Num outro parágrafo o santo continua: “Ora, Maria devia ser mulher forte, posta no mundo para vencer a Lúcifer. Não convinha certamente, então, que a princípio houvesse sido subjugada e escravizada por ele. Era, pelo contrário, mais razoável que permanecesse livre sempre de toda mácula e de toda sujeição ao inimigo. Esse espírito mau buscou, sem dúvida, infeccionar a alma puríssima da Virgem, como infeccionado já havia com seu veneno a todo gênero humano. Mas, louvado seja Deus!, o Senhor a preveniu com tanta graça, que ficou livre de toda mancha do pecado”.

Até mesmo Martin Lutero, pai do protestantismo falou sobre Maria como aquela que é imune da mancha do pecado: “É cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado, algo tremendamente grande. Para que fosse cheia pela graça de Deus com tudo de bom e para fazê-la vitoriosa sobre o diabo”. Bom, acho que com tantas e boas explicações podemos chegar a uma conclusão: Maria é toda santa, toda pura e toda IMACULADA!

Você provavelmente já deve ter ouvido ou visto no facebook a seguinte frase: “Se a terra onde Jesus andou é santa, imagina então o ventre que o gerou!”. É a mais pura verdade. Deus Pai em sua infinita misericórdia escolheu Maria desde sempre. Lá em Isaias já vemos a profecia: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco” (Is 7,14).

Que a Mãe de Deus, a Imaculada Conceição nos ajude a viver este natal com o coração preparado para ser manjedoura viva para Jesus nascer.

Feliz e Santo Natal na presença da Sagrada Família de Nazaré!

Jesus, Maria e José, a minha família vossa é!

Robson Landim

Texto publicado originalmente no informativo da Paróquia Nossa Senhora da Candelária (São Caetano)

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s