Palavra da Semana| Aprendendo com os personagens do Advento

Paz e fogo, juventude!

Neste domingo, 29 de novembro, iniciamos o tempo litúrgico do Advento, tempo de preparação para a chegada do Messias, nosso Senhor Jesus Cristo.

São 4 semanas cheias de símbolos e personagens mais do que especiais, e que em tudo nos levam a viver de maneira mais eficaz e verdadeira esta preparação para o nascimento de Jesus.

No Advento, a cor é o roxo, tonalidade que nos lembra da penitência da Quaresma, mas que também nos remete à espera, à espera Daquele que há de vir, e por isso nesse tempo clamamos: Maranathá! Vem, Senhor Jesus!

Para melhor vivermos este momento de esperança, podemos em cada uma das quatro semanas do advento, meditar e nos espelhar na vida de um dos grandes personagens bíblicos que nos remetem à vinda de Jesus.

O primeiro personagem é o profeta Isaías, que representa todos os profetas bíblicos. Isaías foi aquele que profetizou sobre o modo como Jesus deveria nascer e como Ele poderia ser achado em meio a tantos recém nascidos: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco.” (Isaías 7, 14). Na semana em que meditarmos com Isaías, peçamos a Deus a graça da vida profética, para que possamos ser grandes profetas do reino, que anunciam com a própria vida, que Jesus, o Senhor está voltando!

O segundo personagem é o último dos profetas, aquele que veio para preparar o caminho de Jesus: São João Batista. Além de primo de Jesus, São João Batista foi um grande profeta que não só anunciava, mas também denunciava aquilo que tirava o povo dos caminhos de Deus. João é a voz que clama no deserto: “preparai o caminho do Senhor!!!”. Foi o “Batista” que anunciou apontando pra Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo!!!”. Na semana em que rezarmos com João Batista, peçamos a Deus a graça da missionariedade, para que possamos preparar os corações do povo de Deus para a chegada do Messias, e que possamos também, mostrar a eles quem é o Verdadeiro Deus e Senhor, Aquele que tira o pecado do mundo!

A terceira personagem é a mais especial de todas, a Virgem Maria, mãe do salvador! Maria ainda em sua juventude recebeu a notícia de que seria a Mãe de Jesus, Mãe do próprio Deus. Mesmo sabendo das dificuldades pelas quais passaria, ela não teve medo e disse o seu “FIAT”, quer dizer “Faça-se”. Com o Sim de Maria, a redenção entrou no mundo! Com o Sim de Maria, Deus entrou no mundo e pode morrer por cada um. Na Semana em que meditarmos com Nossa Senhora, peçamos a graça da fidelidade, para que assim como Maria, possamos também nós sermos fiéis a missão que Deus nos confiou, fazendo assim com que a salvação aconteça em cada família, em cada lar, em cada local por onde passemos.

O quarto e último personagem é São José, o Fiel esposo de Maria. São José poderia ter largado Nossa Senhora assim que soube de sua até então misteriosa gravidez. Mas não, José esperou em Deus e acolheu Maria como sua esposa, estando com Ela e com Jesus em momentos difíceis como o Nascimento do Menino Deus e a fuga para o Egito, momento de aflição para que Jesus não fosse assassinado. Na Semana de São José, rezemos pedindo a graça da confiança, para que possamos crer no mistério da Encarnação do Verbo e assim ajudar Jesus a chegar em vários locais onde o Amor e a Paz ainda não reinam.

Ufaa… Quanta gente bacana, né?
Que Nossa Senhora, São José, São João Batista e o Profeta Isaías roguem por nós e nos ajudem a viver um santo advento, um abençoado caminho rumo à Manjedoura do Menino Deus.

Paz e Fogo!

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s