Entrevista| O que é Ciberteologia?

pope_7001
Deus habita o Ciberespaço? A internet é um local ou uma ferramenta? O que é Ciberteologia? Na entrevista que fiz com a Aline Amaro, Consagrada e Mestra em Teologia, ela responde essas e outras perguntas sobre essa realidade que tem se tornado tão presente em nosso dia-a-dia. 
A internet está mudando o nosso modo de conhecer o mundo, de nos relacionarmos com as pessoas, de nos relacionarmos com a realidade. Está mudando o nosso modo de pensar. As recentes tecnologias digitais não são mais simples instrumentos completamente externos ao nosso corpo e à nossa mente, mas um “ambiente” no qual nós vivemos. Eis então a minha pergunta: a Rede não estará mudando talvez o nosso modo de pensar e de viver a fé?
 
A cyberteologia, portanto, pode ser considerada como a inteligência da fé no tempo da rede, isto é, a reflexão sobre o pensamento da fé à luz da lógica da rede. Me refiro à reflexão que nasce da pergunta sobre o modo no qual a lógica da rede, com as suas potentes metáforas que trabalham sobre o imaginário e também sobre a inteligência, possa modelar a escuta e a leitura da Bíblia, o modo de compreender a Igreja e a comunhão eclesiástica, a Revelação, a liturgia, os sacramentos: os temas clássicos da teologia. Por exemplo, entre tantos, pode ser mais claro: como muda a busca de Deus nos tempos dos motores de busca (Google, etc.)?
 
topic
Em particular, a Rede, a cultura do cyberespaço põem novos desafios para a nossa capacidade de formular e escutar uma linguagem simbólica que fale da possibilidade e dos sinais de transcendência na nossa vida.
 
Jesus mesmo no anúncio do Reino soube utilizar os elementos da cultura e do ambiente do seu tempo: o rebanho, os campos, o banquete, as sementes e por aí vai. Hoje somos chamados a descobrir, também na cultura digital, símbolos e metáforas significativas para as pessoas, que possam servir de ajuda no falar do Reino de Deus ao homem contemporâneo.
 
A reflexão é mais que nunca, importante, porque é fácil constatar que a internet contribui cada vez mais na construção da identidade religiosa das pessoas. E se isso é verdadeiro no geral, o será sempre ainda mais para os mais jovens, os por assim dizer, “nativos digitais”.
 
A cyberteologia é, portanto, não uma reflexão sociológica sobre a religiosidade na internet, mas é fruto da fé que liberta por si mesmo um impulso conhecível em um tempo no qual a lógica da rede marca o modo de pensar, conhecer, comunicar, viver…
 
Pe. Antonio Spadaro | Fonte
Consultor do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais
Livros:  Ciberteologia  (Clique Aqui) | Web 2.0 (Clique Aqui)
 
Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s