Vamos recristianizar o Natal?

natal

Nesse fim de ano, a nossa missão é devolver pra Jesus o Seu Natal!

A campanha desse mês é um convite, para juntos devolvermos o natal para o seu verdadeiro dono: Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Quando se iniciam os preparativos para o natal, muitos são os símbolos que começam a aparecer: papai noel, sapatinho na janela, árvore, guirlandas… E onde fica o PRESÉPIO, maior e mais explícito símbolo do nascimento do Salvador? E a COROA DO ADVENTO, que nos ajuda a preparar o coração para a chegada do Deus Emanuel?

Mais do que enfeitarem nossos lares e ambientes de trabalho, o presépio e a coroa do advento são símbolos genuinamente católicos.

PRESÉPIO

presepio

Criado por São Francisco de Assis, lembra-nos da pobreza e da realidade familiar na qual Deus quis que Seu Filho nascesse. São algumas as personagens do presépio: Jesus, Maria, José, pastores, reis magos, animais e a estrela. Caso você não consiga ter todos os personagens, prepare com simplicidade, um local para colocar em evidência as figuras de José e Maria e uma manjedoura para colocar o Menino Jesus no dia de Seu Nascimento. Peça ajuda para as crianças, explique cada detalhe, deixe a criatividade aflorar! O presépio deve ser montado no primeiro domingo do Tempo Litúrgico do Advento, dia 29 de novembro, e desmontado apenas no Dia de Reis, 6 de janeiro.

COROA DO ADVENTO

coroa

É uma coroa com quatro velas de cores diferentes: roxa, verde, rosa e branca e rodeada por folhas e flores. As cores vão clareando porque o natal está chegando. Um novo ciclo se inicia!

A Coroa é abençoada também no primeiro domingo do advento. Após a benção, acende-se a primeira vela que lembra a alegre expectativa pelo nascimento de Jesus. Ao acendermos a vela branca, vimos à luz que já brilha, anunciando a proximidade do Natal do Senhor que vem para salvar o Seu povo. O advento se encerra na tarde do dia 24 de dezembro.

Depois de montar seu presépio e sua Coroa do Advento, não se esqueça de tirar uma foto bem bonita e postar nas redes sociais usando a hashtag #RecristianizandoONatal!

Maranathá. Vem, Senhor Jesus!

Robson Landim
(Publicado originalmente na Revista Aliança de Misericórdia – NOV/15)

Como eu já disse, sou catequista em minha paróquia aqui no Jaraguá, Zona Norte da Capital Paulista, e essa é uma das missões que mais amo realizar. Com minhas crianças já comecei o projeto de recristianização do Natal com a confecção da Coroa do Advento. Cada um com a criatividade que Deus lhes preparou com muito carinho e cuidado a Coroa que os acompanhará na preparação para o Nascimento do Menino Deus. Veja só algumas:

coroadoadvento

Coroas do Advento feitas por meus catequizandos

Anúncios

2 pensamentos sobre “Vamos recristianizar o Natal?

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s