#PapoDeQuinta| Maria, mulher da Palavra de Deus

papodequinta

mulherdapalavra

Paz e Bem! Me chamo Robson Landim, sou da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de São Paulo e a partir deste mês estaremos juntos para meditarmos sobre aquela que é presença viva e atuante na história da Igreja e na história dos filhos de Deus, a Virgem Maria.

Para mim, falar da Virgem Maria é falar da minha mãe, aquela que me gera a cada dia para ser imagem e semelhança do Deus que ela também gerou. Falar de Maria é invocar a presença de uma Rainha que é toda misericórdia com os seus súditos, uma Mãe que é toda bondade para com seus filhos, uma Divina Pastora que é todo cuidado para suas ovelhas.

Neste mês de Setembro em que a Igreja celebra com mais ênfase a Palavra de Deus, falaremos justamente de Maria como aquela que em tudo viveu o que pede as Sagradas Escrituras.

Ela que gerou o Verbo Encarnado, desde sempre esteve a serviço da Palavra, por isso é o mais perfeito modelo de vivência das Sagradas Escrituras. Todos nós temos a graça de termos em mãos uma edição da Bíblia, seja qual for a sua tradução. O que fazemos com o conteúdo que lemos? O que fazemos com a Palavra que ouvimos nas missas, grupos, pregações? Maria guardava e meditava tudo em seu coração (cf. Lc 2, 19), mas não de forma passiva. Maria guardava, meditava e colocava em prática.

Ao ouvir do Arcanjo Gabriel que ‘para Deus nada é impossível’ (cf. Lc 1,37) e por isso Isabel, sua parenta, estava grávida mesmo na velhice, Maria logo pôs-se à serviço e partiu para a região montanhosa. Ali serviu sua prima e dela ouviu a oração que até hoje rezamos com tanta devoção: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1, 42).

Logo após a saudação de Isabel, Maria entoa o Magnificat, cântico que mais uma vez comprova que ela era íntima das Sagradas Escrituras, já que o mesmo é composto de diversos fragmentos do Antigo Testamento. Veja só:

“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre” (Lc 1, 46-55)

Em nenhum momento Maria se vangloria pelo fato de ser Mãe de Deus (theotókos, do grego), mas sempre se coloca como aquela que foi agraciada pela misericórdia do Todo Poderoso. Foi Ele quem nela fez maravilhas e a tornou bendita entre todas as mulheres e bem-aventurada dentre todas as gerações.

Maria, sendo aquela que em tudo pratica a Palavra de Deus, fez-se presença ativa e atuante na vida daqueles que com ela conviveram. Nas Bodas de Caná, por exemplo, vendo o sofrimento que poderia afligir o casal pela falta de vinho, ela logo clamou ao seu Filho, intercedendo pela graça necessária e conseguindo a antecipação da hora de Jesus.

A Ti, Mãe de Deus e Nossa, pedimos a graça da vivência ativa da Palavra de Deus, para que como a Senhora, um dia também nós alcancemos a graça da vida eterna. Amém.

Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, rogai por nós!

Texto originalmente publicado no Informativo Mensal da Paróquia Nossa Senhora da Candelária. São Caetano do Sul/SP.

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s