Palavra da Semana| Acaso não sabeis? Sou Jovem e sou da Imaculada!

palavradasemana

11822332_10207468079884121_7727265150578585982_nPaz e Fogo, juventude! Salve Maria!

Nessa #PalavraDaSemana quero falar com vocês sobre algo/alguém que gosto muito: a devoção à Virgem Maria. Não vou falar aqui sobre o Tratado da Verdadeira Devoção, nem da escravidão, nada disso… Não sou nenhum especialista na área, portanto, não me arriscarei.

joaopauloMas o que vou falar é sobre aquilo que tenho visto e que faz doer o coração: uma falsa devoção Mariana pautada apenas em sinais externos. Acho lindo quem usa como complemento da vida interior que tem. Mas tenho pavor de quem usa como “fantasia litúrgica” apenas na missa, encontros, adorações e demais eventos.

A consagração à Santíssima Virgem, seja pelo método qual for, não deve ser MODA e nem deve virar uma MODA. Moda é passageira, é conforme o tempo, é conforme tendência. A devoção à Virgem Maria é estilo de vida, é MODO de viver. Quem se consagra a Ela deve ter a coragem de pedir a troca e confidência de corações…

Deve ter a coragem de chegar e pedir a Ela: “Mãe de Deus, toma o meu coração, mas também me dê o seu! Ensina-me a ser puro, humilde, missionário, discípulo sincero, servidor, pobre de coração… Se necessário, poda-me! Gera-me em Seu coração para a Santidade, para a Castidade, para o Céu…”

Em Maria, o menos importante é a vestimenta. Olhar para a Mãe de Deus é ver Deus! O Deus que nela fez maravilhas! O Deus que nela se fez presença! O Deus que nela se fez homem, se fez carne… Assim também deve ser conosco quando nos tornamos consagrados à Senhora do Céu. O povo deve olhar pra nós e ver Jesus, ver Deus, ver Aquele que recebemos na Eucaristia…A vestimenta é complemento da vida que escolhemos para viver. É exteriorização daquilo que temos em nosso coração. É complemento e não essência. De que adianta uma falsa modéstia no vestir dentro da Igreja quando fora dela nem se lembra de que se comprometeu com Deus e com Maria?

10155289_10203897870751124_7747039736092868417_nQuando falamos em devoção à Nossa Senhora, não há exagero! Ela não enxerga isso… Até porque, sendo tão humilde, Ela não fica com nada, mas transfere para Jesus todo louvor, toda honra, toda oração. Louvar e Honrar à Maria é o mesmo que honrar a Jesus. Toda devoção a Ela tem fundamento na adoração e exaltação a Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso único Senhor e Salvador.

Ao escolher se consagrar a Nossa Senhora, pense se você terá coragem para fazer tudo isso que eu disse aí em cima. Se for pra apenas usar uma “cadeia”, uma saia e um véu, não use! Não se consagre! Olhe para grandes santos que foram grandes devotos e propagadores da verdadeira devoção à Maria: Dom Bosco, São Luís Maria Montfort, São Padre Pio, São João Paulo II… E por aí vai… Todos VIVERAM a devoção! Foram MARIANOS até o FIM!

Assim como Deus busca adoradores que adorem em espírito e em verdade, a Virgem Maria espera que lhe sejamos devotos não só exteriormente, mas em especial, interiormente, deixando que a devoção e o seu amor materno, realize, pela força de Jesus, uma verdadeira metanóia em nós e assim transborde através dos símbolos externos…

No último fim de semana (24 e 25 de Julho) participei do retiro #Reencontro do Movimento Missão Jovem de Jacareí. Nesse encontro presenciei uma juventude simples, ousada, que não deixou aquilo que é próprio dessa fase, e que é apaixonada pela Virgem Maria! Clamaram a presença e proteção dessa doce Mãe a todo momento… Sem exagero, eu me senti, depois de muito tempo, muito próximo a Mãe de Deus, justamente porque aqueles jovens não queriam mostrar algo exterior pra ela, mas sim, aquilo que tinham dentro de si, no seu íntimo, deixando que ela levasse Jesus a cada um deles e para suas histórias tão diversas…

18405_796913560406365_7858461158260261230_n

Retiro #Reencontro da Missão Jovem em Jacareí/SP

Que a Mãe de Deus e Nossa nos ajude a sermos fieis à nossa consagração. Que ela interceda por nós e por todos aqueles que propagam a devoção ao seu Imaculado Coração e a qualquer que seja o seu título.

Agora eu te pergunto…
Acaso não sabeis? Eu sou da Imaculada!

Assista os vídeos do canal #VlogRevolucionário: Acaso não sabeis? Eu sou da Imaculada!

Um pensamento sobre “Palavra da Semana| Acaso não sabeis? Sou Jovem e sou da Imaculada!

  1. Pingback: Acaso não sabeis? #VR1 | Jovens Revolucionários

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s