Entrevista| Cícero Moraes, o 3D Designer que reconstruiu a face de Santa Maria Madalena

entrevista

MATÉRIA ORIGINALMENTE POSTADA NA PÁSCOA DE 2015
ATUALIZADA POR OCASIÃO DA REVELAÇÃO DA FACE DE MARIA MADALENA

Paz, fogo e alegria, juventude!

Neste clima da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, Aquele que venceu, e ainda celebrando esta Oitava de Páscoa, trago uma entrevista mega especial com o cara que reconstruiu a face de Santa Maria Madalena, a Discípula da Ressurreição, aquela que teve a alegria de ser a primeira a encontrar o Senhor Vitorioso. Essa é uma entrevista bem bacana que traz curiosidades e também uma dica vocacional pra você que ainda não encontrou a sua vocação profissional. Essa é a primeira de uma dobradinha de conversas sobre a reconstrução da face de Maria Madalena. A próxima será postada no Domingo da Misericórdia e foi feita com o Professor José Lira, especialista sobre a vida dos santos. Bora curtir? Boa leitura!

A verdadeira face de Santa Maria Madalena foi revelada no domingo, 19 de julho.
Veja a matéria veiculada no programa Fantástico da Rede Globo com os responsáveis pela reconstrução:
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MATÉRIA

MariaMadalena

Robson Landim: Cícero, obrigado pela disposição em falar conosco sobre a reconstrução da face de Santa Maria Madalena, a discípula da ressurreição; e de Santo Antônio, um dos santos mais amados do Brasil. Pra começarmos bem: Como é realizar este trabalho de reconstrução facial, em especial destes santos, estando no país mais católico do mundo?

Cícero Moraes: Primeiramente muito obrigado pela oportunidade de apresentar o nosso trabalho. Segundo, é uma honra muito grande poder trazer ao grande público as faces desses indivíduos tão importantes não apenas para a Igreja Católica, mas também para a história ocidental.

Robson Landim: Vendo algumas entrevistas que você concedeu, ouvimos você dizer que ao começar reconstruir a face de Santo Antônio você tinha apenas algumas informações básicas sobre ele, mas não sabia de quem se tratava. Qual foi o sentimento que te veio ao saber que a face era de tamanha personalidade? E de Santa Maria Madalena, você sabia desde o início?

Cícero Moraes: De fato, eu não tinha a mínima ideia que se tratava de Santo Antônio. Quando eu soube, o choque foi grande, isso por que na cidade que eu nasci (Chapecó-SC) e a que vivo (Sinop-MT) ele é padroeiro, o nome do hospital que nasci era Santo Antônio e uma série de outras situações que sempre lembram o nome dele e fazem parte do meu dia a dia. É uma grande responsabilidade reconstruir uma figura com essa notoriedade. Em relação a Maria Madalena eu sabia desde o princípio, até por que o contato foi feito por intermédio do Dr. José Luís Lira, um especialista na vida dos santos (hagiologia). A grande surpresa nesse caso foi conhecer melhor a história dessa santa e ver que ela está envolta em uma série de equívocos.

19-possible-mary-magdalene-skull-670

Crânio de Santa Maria Madalena

Robson Landim: Para os católicos nós sabemos da importância de conhecer a verdadeira face dos santos que veneramos. Mas, para a sociedade, qual a importância de tal serviço?

Cícero Moraes: No campo da criminalística essa tecnologia pode ser usada na identificação de crânios onde não contamos com dados para comparação de DNA. Mas falando ainda dos santos, para os não-católicos foi uma oportunidade de verem que os santos são muito mais parecidos com eles do que eles imaginavam. Santo Antônio, por exemplo, se assemelha muito a pessoas que vemos passar por nós durante o dia.

Mary-Magdalene-Reliquary1

Robson Landim: Santo Antônio é muito próximo dos brasileiros e também é de uma época não tão distante. Imagino que tenha sido grande a responsabilidade de mostrar o rosto dele ao mundo. Mas como tem sido o trabalho de conhecer a face de uma santa que conviveu com o próprio Jesus e faz parte não só do imaginário religioso, mas também do imaginário popular mundial?

Cícero Moraes: Ela tem uma história muito interessante. Como cientista eu me distancio do contexto religioso ou psicológico ao trabalhar essas faces, mas é inegável que ao conhecer melhor a vida dessa personagem eu tenha aprendido muito e tenha despertado meu senso crítico em relação ao que escutava desde criança. As pessoas no geral julgam-na sem terem lido muito a respeito dela, ela foi o que chamo de a porta-voz do Cristianismo, pois levou a mensagem da ressurreição.

Robson Landim: O sonho de todo cristão é ver a face de Deus. Você está reconstruindo a face de alguém que conviveu com o próprio Deus. Seria possível, um dia, reconstruir a face de outros discípulos através de outros materiais que não seja o crânio? Ou até mesmo de Jesus através do sudário?

Cícero Moraes: No caso da Maria, o que fiz na verdade foi reconstruir a face de uma mulher a partir do seu crânio. Se me enviarem material semelhante, atribuído aos espólios de outros indivíduos que supostamente se encontravam naquele espaço e tempo, o farei com todo o prazer laborial e curiosidade científica.

IMG_poster_fbRobson Landim: Quanto tempo você levou para reconstruir as imagens de Santo Antonio e Santa Maria Madalena?

Cícero Moraes: A média entre começar e entregar o trabalho é de 3 meses.

Robson Landim: Qual sua expectativa para a apresentação da face de Maria Madalena que acontecerá no dia 19 de julho deste ano, no primeiro dia das festividades promovidas pela basílica em honra à Santa, no “Adoratio 2015” (www.adoratio2015.com)?

Cícero Moraes: A expectativa é grande, pois o projeto foi um acontecimento muito interessante, desde as conversas iniciais que tive com o Dr. Lira até a troca de informações com o especialista em odontologia legal que compõe nossa equipe, o Dr. Paulo Miamoto (FO-USP). Nós trocávamos informações com o pessoal da França, na pessoa do Pe. Florian Racine sem dominar esse idioma. Foi sofrido, mas felizmente tudo deu certo e dia 19 a face de Maria Madalena será apresentada ao mundo.

Robson Landim: Cícero, este é um blog voltado a jovens católicos que talvez ainda estejam procurando o que fazer da vida, passando por testes vocacionais. Você é 3D Designer especializado em reconstrução facial digital. Com certeza muita gente vai se interessar por esta área. Qual o primeiro passo para quem quer seguir esta carreira?

Cícero Moraes: Eu faço parte da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal e temos feito um trabalho constante de divulgação tecnológica. Parte desse trabalho consiste em ministrar palestras e cursos. Para ajudar justamente quem está começando, nós compilamos nossos conhecimentos em um livro que será compartilhado gratuitamente e já está em pré-lançamento. O escrevemos com muito carinho e pensando naqueles que pretendem conhecer melhor essa área e até começar a executar suas próprias modelagens em 3D. Para os interessados que desejarem garantir a sua cópia basta se cadastrarem no seguinte link: http://www.ciceromoraes.com.br

10696258_10205257967435316_2902545339644731974_n

Robson Landim: Cícero, obrigado mais uma vez pela disposição e por tão grande serviço prestado à Igreja e à sociedade. Conte com nossas orações para o dia da apresentação oficial da face da discípula da ressurreição!

Cícero Moraes: Agradeço pela oportunidade e pelos votos. Um grande abraço a todos!

Saiba mais sobre o trabalho de Cícero Moraes, o 3D Designer que reconstruiu as faces de Santo Antônio e Santa Maria Madalena: www.CICEROMORAES.com.br 

A verdadeira face de Santa Maria Madalena foi revelada no domingo, 19 de julho.
Veja a matéria veiculada no programa Fantástico da Rede Globo com os responsáveis pela reconstrução:
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MATÉRIA

Anúncios

Um pensamento sobre “Entrevista| Cícero Moraes, o 3D Designer que reconstruiu a face de Santa Maria Madalena

  1. Pingback: Entrevista|Professor José Luís Lira, presidente da Academia Brasileira de Hagiologia | Jovens Revolucionários

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s