Palavra da Semana|O coração de Jesus pulsa de amor pela juventude

Paz e Fogo, juventude! Neste dia do Sagrado Coração de Jesus, trago uma “Palavra da Semana” escrita por amigo que tem me apresentado a cada dia e a cada conversa, o coração amoroso e misericordioso de Jesus. Ele se chama Matheus Lima e é da Paróquia-Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Campos Elíseos, no Centro da capital paulista. Bora meditar?

coracaorasgado

Estamos em Junho, mês dedicado tradicionalmente ao Sagrado Coração de Jesus. Mas o que celebramos nessa festa? Será uma mera lembrança de um Amor igual aos outros? É muito óbvio que não. O Amor do Cristo é completamente sobrenatural, porque passa o natural de nossas vidas. É um amor doado até o fim, até que tudo desse. Amor que jorra do Coração rasgado na Cruz. Deste Amor nasce a Redenção e também a Igreja.

A Igreja, essa jovem de 2000 anos. Jovem porque possui nela o Espírito de Deus, que sempre a rejuvenesce, que sempre a guarda nova. Jovem porque guarda a atualização do Mistério da Cruz na Eucaristia. Jovem porque começa a missão em Pentecostes, e uma missão que está sempre sob a ação rejuvenescedora do Espírito

Engraçado perceber que toda a ação da Igreja é marcada pela Juventude. Triste aquele que pensa que o Jovem é o futuro de alguma coisa, especialmente da Igreja. Ele não é o futuro, é o Hoje, o Agora, a força que faz a Igreja ser quem ela é: Jovem portadora do Jovem Espírito de Deus.

Jovem não porque congela no tempo e não passam os anos, mas jovem porque nunca perde o frescor, a vivacidade, o poder de atrair os outros para si e para seu estilo de vida. Jovem porque convida à mudança de vida, e à uma mudança que só a juventude protagonista entende.

Bem, se do Coração de Jesus nasce a Igreja, que é jovem, se dele jorra o Espírito que mantém e renova a Igreja na juventude que lhe é própria, é bem claro que o  Sagrado Coração tem uma ligação especial com a Juventude. E é isso que gostaria de deixar bem claro: O Coração do próprio Deus está conectado com cada um dos jovens por que o Coração de Jesus é jovem.

É dele que brota a nossa juventude, a verdadeira força que roda o mundo. A juventude que assim como Ele não tem medo e vai atrás do que é certo e busca renovar as estruturas para uma sociedade mais justa, mais de Deus. Uma juventude que não se acomoda, mas que se move. Uma juventude que percebe que nada que o mundo oferece dá a verdadeira felicidade, mas que pelo contrário só nos faz cada vez mais tristes. Uma juventude cada vez mais Missionária e Adoradora, porque se ajoelha diante do Coração Branco de Jesus na Eucaristia e sai para compartilhar (o que jovem adora fazer) essa alegria com os outros.

O Coração de Jesus ama a Juventude. Ama simplesmente porque toda sua vivacidade e alegria brota do Espírito, e Ele jorra desse Coração rasgado de Amor, por Amor. Ama porque vê que cada jovem está louco procurando sentido para sua vida e Ele está louco para dar a cada um deles o pleno sentido, a plena felicidade.

10478593_10204214934917530_4429849829769133272_n

O Coração de Jesus ama a Juventude. Ama porque vê nela a busca de doar a sua vida por algo que valha a pena, algo que ajuda os outros. Vê nela o desabrochar pleno da semente que plantou em cada coração: a semente da vida doada, semente que nasce da sua própria doação na Cruz.

O Coração de Jesus ama a Juventude, porque nesse estado está a plenitude da ação de adoração e apostolado que Ele quer para cada um de nós. Jovem não tem medo de por a cara a tapa e vai atrás, e na evangelização não tem nada mais eficiente do que essa coragem e destemor para ir “até os confins da Terra”.

O Coração de Jesus ama a Juventude. Ama porque, assim como Ele, ela quer mudança. Percebe o que está errada, o que está longe do projeto de Bem e Salvação que vem de Deus e não tem medo de denunciar e buscar renovar com a vida tudo ao plano original. Ela, assim como Ele, revoluciona pela Santidade.

O Catecismo nos diz que mesmo a nossa Oração mais profunda e pessoal é sempre uma resposta. Nós nunca somos os primeiros. Deus é que vem ao nosso encontro, porque Ele tem sede dessa juventude. Juventude que Ele quer tornar verdadeiramente Livre e Feliz. Juventude que tem como destino ser Santa!

São tantos os motivos, mas um mesmo é o centro: O Coração de Jesus ama, pulsa de amor, pela Juventude. Especialmente pelos jovens que não são só de alma, mas também de corpo. Cada jovem tem uma benção e um carinho especial do próprio Coração de Deus por se assemelhar tanto a Ele na sua jornada aqui na Terra.

E por isso, por tanto Amor que ele sente, é igualmente grande a dor por cada jovem que não vive a grandiosa vocação para a qual foi criado. A dor por cada jovem que se afasta dele e do projeto de vida plena de cada um. Por isso, nessa festa do Sagrado Coração, busquemos honrar com plenitude esse Amor tão grande pela Juventude que o Cristo sente. A um Amor que se traduziu na vida doada, e doada até a Cruz, respondamos também com a doação total do nosso ser! Sejamos juventude renovada, Juventude Santa!

999553_576485492410609_1042819036_n
Matheus Lima
Santuário Coração de Jesus
Blog “Subir ao Tabor”

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s