Entrevista|Professor José Luís Lira, presidente da Academia Brasileira de Hagiologia

Matéria atualizada por ocasião da revelação da verdadeira face de Maria Madalenamadalena

Paz e Fogo, juventude!

Como prometido, trago hoje a segunda parte da dobradinha de entrevistas sobre a reconstrução da face de Santa Maria Madalena, a discípula da ressurreição. A postagem vem com um certo atraso, mas vem para nos ajudar a compreender a história daquela que foi tocada profundamente pelo Senhor, tornando-se assim, uma de suas maiores amigas.

Na semana passada, o 3D Designer Cícero Moraes, na entrevista concedida ao nosso blog, falou mais sobre a parte prática e científica desse trabalho. VEJA AQUI A ENTREVISTA. Agora, com o Professor José Luís Lira, presidente da Academia Brasileira de Hagiologia e membro da equipe de reconstrução da face de Maria Madalena, leremos sobre a importância desse feito para o estudo da história dos santos.

Mas… O que é um Hagiológio?

Hagiológio é o nome que se dá à descrição, estudo e tratado sobre a vida dos santos, no cristianismo, ciência também conhecida como hagiologia. O autor de hagiológios é conhecido como hagiólogo. Numa hagiografia, ao contrário da biografia, o hagiológio não tem a preocupação com o registro histórico de fatos, e sim da vida religiosa do biografado. Isso significa uma preocupação maior com os fenômenos da fé, e uma valoração das tradições e lendas tanto quanto dos fatos históricos propriamente ditos. (Fonte: Wikipédia)

O professor José Luís já nos concedeu uma entrevista sobre a Devoção às Sagradas Relíquias dos Santos (veja aqui). Essa entrevista nos ajuda a compreender esta nova, já que o trabalho foi realizado através de fotos de relíquias – do crânio – da discípula do Senhor.

Bora pra entrevista? 

entrevista

A verdadeira face de Santa Maria Madalena foi revelada no domingo, 19 de julho.
Veja a matéria veiculada no programa Fantástico da Rede Globo com os responsáveis pela reconstrução:
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MATÉRIA

Robson Landim: Professor, mais uma vez, obrigado pela atenção e disposição em nos ajudar. O senhor é fundador e presidente da Academia Brasileira de Hagiologia. Qual é o trabalho da Academia e qual a importância da reconstrução da face dos santos para a mesma?

José Luís Lira: EU é que agradeço seu convite. A Academia estuda, divulga e incentiva o conhecimento da vida dos santos, beatos e dos candidatos à santidade com processos abertos ou em fase de instauração. Quando vi o trabalho do brasileiro Cícero Moraes da reconstituição do rosto de Santo Antônio, vibrei num misto de emoção e de alegria. Da minha parte e da de meus colegas hagiólogos, só temos a aplaudir este trabalho de reconstituição e quisera fossem reconstituídos outros santos, para que assim, os conhecêssemos em suas verdadeiras faces.

Face de Santo Antônio reconstruída por Cícero Moraes

Face de Santo Antônio reconstruída por Cícero Moraes

Robson Landim: Como já sabemos e vimos em sua primeira entrevista a este blog, o senhor é um grande amante da vida dos santos. Para a Igreja que sonha em ver a face de Deus, qual a importância de ter revelada a verdadeira face de Maria Madalena, a discípula da ressurreição que conviveu com Jesus, o próprio Deus?

ent_foto

José Luís Lira: Eu penso que essa “revelação” aumentará a fé cristã e, ainda, no meio de tudo isso muita gente toma conhecimento da verdadeira história de Santa Maria Madalena à luz da história tradicional e das Escrituras. A ansiedade é, sobretudo, porque é uma mulher do primeiro século de nossa era; fiel seguidora de Jesus e o primeiro ser humano que conversou com Jesus após a sua ressurreição. Isto, certamente, será de grande interesse dos cristãos como um todo, pois, tanto nós católicos romanos quanto os ortodoxos a veneramos.

Robson Landim: Qual sua expectativa para a apresentação da face de Maria Madalena? O senhor estará na “Adoratio 2015”, evento realizado pela basílica francesa dedicada à Santa?

José Luís Lira: Eu penso que será um grande momento, de forte emoção para os devotos de Santa Maria Madalena e para o mundo. O Cícero Moraes que é o grande responsável pela reconstituição e eu iremos ao evento que certamente ficará marcado, também, na nossa história pessoal.

Veja entrevista que o Prof. José Luís Lira concedeu à TV Diário

Robson Landim: Aos que querem saber mais sobre o trabalho da Academia Brasileira de Hagiologia, como podem entrar em contato?

José Luís Lira: Nossas reuniões são mensais, na cidade de Fortaleza, Ceará, onde a Academia está sediada. Mantemos uma página no facebook: https://www.facebook.com/hagiologia e temos o e-mail: hagiologia.presidencia@outlook.com. Os interessados podem se dirigir a estes contatos.

MariaMadalena

A verdadeira face de Santa Maria Madalena foi revelada no domingo, 19 de julho.
Veja a matéria veiculada no programa Fantástico da Rede Globo com os responsáveis pela reconstrução:
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MATÉRIA

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s