#Quaresma| O encontro com a Cruz #BentoXVI

Paz e Fogo juventude!
Para nos ajudar na meditação sobre a Cruz e o Crucificado, trago hoje um texto do Papa Emérito Bento XVI, proferido por ocasião da passagem da Cruz da JMJ para a juventude de Madrid/Espanha. O encontro aconteceu no dia 6 de Abril de 2009. São apenas alguns trechos do pronunciamento. A íntegra do discurso você encontra no link disponível no fim deste post. Bora meditar?

Bento XVI

O encontro com a cruz, que se toca e se leva, transforma-se num encontro interior com Aquele que na cruz morreu por nós. O encontro com a cruz suscita no mais íntimo dos jovens a recordação de Deus que quis fazer-se homem e sofrer connosco” (Aos membros da Cúria romana, 22 de Dezembro de 2008).

Animo-vos, portanto, a descobrir na Cruz a medida infinita do amor de Cristo, para assim poder decidir, como São Paulo:  “eu vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2, 20). Sim, queridos jovens, Cristo entregou-se por cada um de vós e ama-vos de modo único e pessoal. Respondei ao amor de Cristo oferecendo-lhe a vossa vida com amor. Deste modo, a preparação da Jornada Mundial da Juventude […] será recompensada com o fruto que estas Jornadas se propõem alcançar:  renovar e fortalecer a experiência do encontro com Cristo morto e ressuscitado por nós.

jovenscruz

Caminhai nas pegadas de Cristo, Ele é a vossa meta, o vosso caminho e também o vosso prêmio. No lema que escolhi para a Jornada de Madrid, o Apóstolo Paulo convida a caminhar, “arraigados nele… e apoiados na fé” (Cl 2, 7). A vida é um caminho, sem dúvida. Não é um caminho incerto e sem destino fixo, mas conduz a Cristo, meta da vida humana e da história. Por este caminho chegareis a encontrar-vos com Aquele que, entregando a sua vida por amor, vos abre as portas da vida eterna. Convido-vos portanto a formar-vos na fé que dá sentido à vossa vida e a fortalecer as vossas convicções, para assim poder permanecer firmes nas dificuldades de cada dia. Além disso, exorto-vos a que, no caminho para Cristo, saibais atrair a vós jovens amigos, companheiros de estudo e de trabalho, para que também eles o conheçam e o confessem como Senhor das suas vidas. Para isso, deixai que a força do Alto que está dentro de vós, o Espírito Santo, se manifeste com a sua atração imensa. Os jovens de hoje precisam de descobrir a vida nova que vem de Deus, de se saciar com a verdade que tem a sua fonte em Cristo morto e ressuscitado e que a Igreja recebeu como um tesouro para todos os homens.

Queridos jovens, este tempo de preparação para a Jornada Mundial é uma ocasião extraordinária para experimentar também a graça de pertencer à Igreja, Corpo de Cristo. As Jornadas Mundiais manifestam o dinamismo da Igreja e a sua eterna juventude. Quem ama Cristo, ama a Igreja com a mesma paixão, porque ela nos permite viver em estreita relação com o Senhor. Por isso, cultivai as iniciativas que permitam que os jovens se sintam membros da Igreja, em plena comunhão com os seus pastores e com o Sucessor de Pedro. Orai em comum, abrindo as portas das vossas paróquias, associações e movimentos para que todos possam sentir-se na Igreja como na sua própria casa, na qual são amados com o mesmo amor de Deus. Celebrai e vivei a vossa fé com imensa alegria, que é dom do Espírito. Assim, os vossos corações e os dos vossos amigos preparar-se-ão para celebrar a grande festa que é a Jornada da Juventude e todos experimentaremos uma nova epifania da juventude da Igreja.

324px-Pope_Benedict_XVI_Signature.svg

Saudação do Papa Emérito Bento XVI à delegação de Madrid para receber a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude – 6 de Abril de 2009 – Clique Aqui para ler na íntegra <

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s