Formação| Adão e Eva existiram?

Paz e Fogo, juventude!

Estamos no início do ano litúrgico, não é? O último domingo, 15 de fevereiro, ainda foi o 6º do Tempo Comum.

Há alguns dias, na Liturgia da Palavra, de forma especial na primeira leitura, temos ouvido os relatos da Criação do Mundo e da Criação do homem. Hoje, 16 de fevereiro, por exemplo, escutamos o relato da morte de Abel, filho de Adão e Eva. Este foi assassinado, por inveja, por seu próprio irmão, Caim.

AdamEveEat

Vejamos o relato da Criação do homem e da mulher:

Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. (Gn 1, 26-28)

E depois, especificamente, a Criação da mulher:

Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. E Adão exclamou: “Dessa vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”.(Gn 2, 19-23)

E depois, ainda, sobre o nome Eva:

E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes. (Gn 3, 20)

Bom, chegamos onde queríamos: Adão e Eva existiram mesmo? Quem garante? Como sabemos estes nomes? Quem estava lá pra transcrever a história toda? Deus deixou um pergaminho escrito falando sobre eles?

No último sábado, na catequese, um dos meus catequizandos me fez esta difícil pergunta. E então, fui procurar a resposta.

O Professor Felipe Aquino, muito conhecido por seus programas e livros, vai nos explicar sobre esta questão. É só dar o #PLAY!

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s