PlayList| O Lyric Video na Música Católica

playlist

playlist2

Paz e fogo, juventude católica!

Como prometido lá na Fanpage do BlogJR, trago aqui e agora uma playlist especial de #LyricVideo da música católica nacional.

Dois cantores católicos muito conhecidos, em especial, têm se destacado nesta nova e mais barata estratégia de divulgação do seu trabalho musical. Estou falando de Gil Monteiro (compositor de ‘O Céu se abre’ e membro da Comunidade Ide) e Davidson Silva (membro da Comunidade Shalom). Os dois lançaram recentemente seus novos discos e por isso têm investido bastante na disseminação do mesmo.

Mas… O que é o Lyric Video? Procurando por aí, achei esta definição:

Basicamente, o Lyric video é um vídeo musical onde é exibida a letra da canção em sincronia com a música. A apresentação da letra da música nas imagens é a principal diferença da estética se comparado ao videoclipe tradicional. Além disso, é notável que a verba de produção não é tão elevada quanto muitos clipes oficiais, que mostram a banda ou o cantor em performances ou cenários elaborados. Na realidade, muitas vezes nem a imagem do interprete é mostrada, o que leva a crer que o lyric vídeo ainda é considerado uma produção menos importante do que o videoclipe oficial da canção. Porém, com o aumento das bandas e cantores que aderiram a esta estética, o lyric video vem se tornando popular e despertando cada vez mais a atenção dos consumidores de música.

 

Contendo muitos efeitos de computação gráfica e com divulgação preferencialmente na internet, sendo a grande maioria no site Youtube, o lyric video se apresenta como uma opção estética aderida pelas gravadoras e pelos próprios artistas para a divulgação de uma nova música, uma vez que se tornou comum a procura das letras pelos fãs para poder ser acompanhada corretamente enquanto a música é reproduzida. O formato também pode ser utilizado para aquecer as expectativas relacionadas ao videoclipe da música antes de ser lançado e assim ser usado quase como um teaser. O conceito de teaser pode ser explicado através da descrição dada por Sampaio (2003, p. 373): “Mensagem curta que antecede o lançamento de uma campanha publicitária, gerando expectativa para ela. Pode ou não ser identificada (ou seja, ter o nome da empresa ou marca)”. A base desse produto publicitário está fundada na curiosidade que é despertada nas pessoas, explorando e incentivando a dúvida e a expectativa por uma resolução da mensagem. Porém, diferente do teaser, o lyric video não necessita de outra peça e possui a sua própria compreensão. (Fonte: www.rua.ufscar.br)

Bom, depois dessa mega explicação, resta-nos, então, conferir e curtir o que tem agitado o cenário musical católico do Brasil no que diz respeito a essa nova ‘estética’ de divulgação. Curte aê:

Respirar – Gil Monteiro

Se o Teu Sangue – Gil Monteiro

Soberano – Tony Allysson

Cuida de Mim – Davidson Silva

Tão Dentro em mim – Davidson Silva

Confio em Ti – Davidson Silva

Desperta – Davidson Silva

Anúncios

Um pensamento sobre “PlayList| O Lyric Video na Música Católica

  1. Pingback: Música| Se Creres – O novo Lyric Video da @OliviaFerreira | Jovens Revolucionários

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s