Jovem Litúrgico| 21º Domingo do Tempo Comum

jovemliturgico

38131985

”Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo… ”

Inicio nossa reflexão com esta frase que está inscrita à entrada do santuário de Delfos, na Grécia antiga, difundida por Sócrates. E é essa a mensagem que mais vamos repetir, pois diz exatamente o que o Nazareno quer nos falar hoje.

“Quem dizem os homens que eu sou?”, observe que para os discípulos, responder essa pergunta foi muito fácil, foi ‘na lata’. Como é fácil falar das pessoas!

Quem é sua vizinha? Seu chefe? Uma sem vergonha! Um chato!

Mas Jesus nunca perde a oportunidade de nos ensinar algo, isso para provar que sempre, a cada instante, podemos aprender com as pessoas e/ou ensinar algo.

“E VÓS, quem dizes que eu sou?”, olhar para dentro de nós, traz certo incômodo, não é? Claro! É muito mais difícil. O Mestre, com essa pergunta, nos chama á um novo olhar.

Paremos pra pensar: Quem sou eu? Do que eu sou capaz? Eu sou capaz de matar? Sou capaz de desejar o mal de alguém?

Homem! Mulher! Conhece-te a ti mesmo!

Tu-es-Pedro

E quando Pedro foi capaz de se conhecer e responder a pergunta de Jesus, ele foi capaz de conhecer o universo. Sobre ele foi edificada a Igreja! Uai, mas qual Igreja?

Igreja vem do grego “ekkalein” que significa CHAMAR FORA. Quando Pedro foi capaz de olhar para si, de conhecer a si mesmo, aí sim; ele estava pronto para a ‘igreja’, para o ‘chamar fora’.

Sabe por quê?

Porque não importa o momento ou situação que estejas passando; quando você for capaz de olhar para dentro de si, vai fazer uma grande descoberta! Lá no fundo… Dentro do seu coração, talvez sujo por fora, estará o Rei dos Reis.

Você é livre! Pode fazer o que bem entender com a parte de fora, mas o interior do seu coração pertence Áquele que tem um Sagrado Coração.

Pode parecer meio estranho o que você vai ler agora, mas isso é algo que sempre digo ás pessoas: precisamos ser mais egoístas para sermos capazes de, então, ajudar ao outro. Egoístas no sentido de conhecer-se para depois conhecer; pois, quem não ama a si próprio, não é capaz de amar alguém.

Olhar para dentro de si, é a certeza de uma grande batalha e uma espetacular recompensa. Afinal de contas, Jesus nunca nos disse que ia ser fácil, mas nos garantiu que vai valer a pena.

Uma ótima semana!

Paz e Bênçãos,
Janaína Naspar

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s