Palavra da Semana| “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!”

palavradasemana

Paz e Bençãos galera!

Ainda estamos na oitava de Páscoa, recordando de maneira especial as aparições de Jesus a seus amigos e discípulos que ainda se encontravam presos e amedrontados pelo que tinha acontecido.

Meditaremos aqui então sobre o Evangelho que narra o encontro de Jesus com os discípulos de Emaús que não o reconheceram, porque estavam aprisionados no medo de terem sido deixados sozinhos por seu Mestre.

Os dois discípulos caminhavam rumo a Emaús e neste caminho encontraram o Mestre que acabara de ressuscitar, mas que ainda não tinha aparecido a todos, mas apenas a Maria Madalena. Achavam que Maria Madalena estava doida e já estava tendo alucinações por causa da saudade do Mestre e Senhor que a livrou de mãos perigosas.

Os discípulos encontraram Jesus mas não O reconheceram, justamente porque o medo cega, o medo apavora e não nos deixa ver a realidade que está tão próxima. Jesus partilha o Pão da Palavra com eles e explica cada momento de Sua paixão, morte e ressurreição conforme as profecias do Antigo Testamento. Eles até sentiam o coração arder ouvindo todo o ensinamento Daquele homem, que se fez de bobo para escutar a versão deles dessa história de salvação, mas mesmo assim não O reconheceram nestas santas palavras.

Jesus fingiu que iria por outro caminho, só para saber se eles O convidariam para passar a noite com eles, e realmente isso aconteceu e eles O chamaram dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!”

Jesus foi, pois este foi um convite que veio do coração, um convite feito com preocupação e cuidado com Aquele estrangeiro que aparentemente nada sabia.

Neste relato da passagem de Emaús, Jesus é o companheiro da nossa caminhada, é Aquele que revela o sentido de Sua morte e a vitória da Ressurreição, é Aquele que partilha e comunica a vida; é Aquele que está sempre ao nosso lado, seja na alegria ou na tristeza; na saúde ou na doença…

Esse companheiro não deixaria seus amigos com fome… Jesus partiu o pão para os discípulos de Emaús, proferiu a benção da transubstanciação e assim estes abriram os olhos. Neste gesto de amor e partilha, Jesus os alimentou com o Pão Eucarístico e com o Pão da Palavra, mostrando que Ele sempre estará por perto, que nunca nos abandonará e que só Ele tem o poder de transformar os corações e abrir os olhos cegos pelo medo.

Com este belíssimo texto reconhecemos que na Eucaristia, na Santa Missa, no Partir do Pão sempre encontraremos o Cristo que morreu e ressuscitou por mim e por você, por amor a nós e em obediência ao Pai.

E você, tem reconhecido Cristo na eucaristia? Tem reconhecido Cristo nos irmãos?

Paz e Bem!

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s