Quaresma| Como ser um “jovem sarado”na quaresma, por Pe. Lucas

Texto do Padre Lucas especialmente para o Blog “Jovens Revolucionários” – Bora curtir?

Louvado Seja Deus!  Louvado seja o Filho de Deus que assumiu sua condição humana para nos dar a esperança da Ressurreição. Iniciamos na quarta-feira de Cinzas o tempo Sagrado da Quaresma. A Bíblia usa com freqüência o período de 40 dias (ou 40 anos) para indicar períodos especiais, que criam um clima adequado para algo que vai acontecer.

8262quaresma_2014_1

O Povo caminha 40 anos no deserto, antes de entrar na Terra Prometida.  Foi uma experiência de Purificação dos falsos deuses, de Adesão aos mandamentos (Aliança) e de solidariedade no deserto; Elias caminha 40 dias e 40 noites até o Monte sagrado de Horeb; O Dilúvio: 40 dias para purificar a humanidade corrompida; Moisés: 40 dias no Sinai antes de receber a Lei; Jesus 40 dias no deserto antes de iniciar a vida pública.

Portanto a quaresma para nós é um tempo forte de conversão e renovação em preparação para a Páscoa: passagem da morte para a vida.

Diante destas informações, todos nós somos chamados a viver, neste tempo quaresmal, três vias: Oração, Jejum e Esmola.

  • A Oração nos leva a uma EXPERIÊNCIA pessoal com Deus..
  • O Jejum nos leva a um gesto concreto de conversão: privar-se de algo para uma liberdade interior maior.
  • A Esmola nos leva a nos doar aos irmãos, no serviço fraterno,  em gesto de solidariedade e de partilha.

Falando especificamente aos jovens, proponho estas vias a vocês. Ser um jovem sarado é viver o Jejum para se converter. Não uma conversão qualquer, mas uma conversão que faça acontecer à plenitude de Cristo. Uma conversão sem deixar de ser quem você é em casa, no trabalho, na faculdade, no dia-a-dia, no lazer… aonde for. Rasgue o coração e não as vestes. Rasgue o coração e seja sincero para Deus. Mostre a Ele quem é você, o que você deseja,o que você sente, o que você pensa, o que você tanto anseia nesta quaresma.

Ser um jovem sarado é fazer a experiência pessoal com Deus na Oração. A oração deve ser realizada a partir da nossa realidade. Rezar com a vida, com os problemas, com as dificuldades, com os medos, com alegria e com tristeza. Ser um jovem sarado e ser diferente dentre tantos jovens que não tem esta experiência. Rezar significa: aproximar-se de um Deus que nos ama e nos faz dele. Rezar para que a vida seja mais aproveitada, vivenciada, dinamizada.

Ser um jovem sarado é se doar aos irmãos a partir da esmola. Ser solidário, generoso, dar o que experimentamos. É fazer com que o próximo seja feliz e tenha a esperança de um dia melhor a partir da nossa doação.

Portanto, viver o tempo quaresmal é se colocar a caminho da Ressurreição. É necessário a cada dia morrer para este mundo, para os objetos, para a folia, para a vida fácil, para o pecado, para a escuridão, para a murmuração, para uma vida exterior, para uma vida cheia de aparências a fim de se colocar no caminho da cruz que nos levará a vida nova.

Queremos ressurreição? Morramos para este mundo e para as suas seduções. Jovem, este mundo está cheio de modelos. Modelos que não devemos seguir. Vamos seguir o modelo da cruz do Senhor, o modelo de um Cristo despojado, amoroso e do povo; vamos seguir os passos de Maria que soube viver no silêncio a vontade de Deus.

Que este tempo nos faça fortes e esperançosos para uma vida transformada em Cristo. Deus abençoe a todos e faço votos de uma quaresma diferente das outras já vividas. Uma quaresma de alma, coração e corpo. Uma quaresma que nos leve a liberdade de escolha: Cristo e sua luz. Luz da ressurreição e da vida nova.

Pe. Lucas Alves da Silva
(Diocese de Santos – SP)


Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s