Como podemos estar no mundo sem sermos do mundo? #PapoDeQuinta #BentoXVI

papodequinta

Paz e fogo, galera!

Papa Bento XVINesta semana em que lembramos a corajosa e santa decisão do Papa Emérito Bento XVI de renunciar o ministério petrino, quero trazer pra você, mais uma reflexão deste grande Sumo Pontífice a cerca deste nosso estado de vida, a juventude.

Você saberia responder o titulo-pergunta deste texto? Como podemos estar no mundo sem sermos mundanos?

O Papa Emérito Bento XVI nos dá a resposta e nos apresenta uma receita de como podemos santificar o mundo e assim não nos conformarmos a ele. Dá uma olhada:

Perguntaste-me: como podemos estar “no” mundo e ser “do” mundo? Respondo-vos: precisamente graças à oração. Não se trata de multiplicar as palavras, como já nos lembrou Jesus, mas de estar na presença de Deus, fazendo próprias, na mente e no coração, as expressões do “Pai-nosso”, que abrange todos os problemas da nossa vida, ou adorando a Eucaristia, ou meditando o Evangelho no nosso quarto, ou participando com recolhimento na Liturgia. Tudo isso não nos afasta da vida, mas, ao contrário, nos ajuda a sermos deveras nós mesmos em qualquer ambiente, fiéis à voz de Deus que fala à consciência, livres dos condicionamentos do momento! (Discurso – 4/Julho/2010)

Precisamos, então, sermos nós mesmos, em nossa essência de filho e imagem e semelhança do Deus Trino que é amor e compaixão. Podemos e devemos conviver, claro, guardando as virtudes e mostrando com nosso testemunho, que estamos no mundo, mas que nosso lugar é o Céu.

Ir num barzinho, numa baladinha, na praia com os amigos, num restaurante ou show secular, são algumas das atividades que podemos realizar e que depende de nós que essa seja santificada ou mundanizada.

Você não precisa falar do Evangelho ou falar de Deus explicitamente para santificar suas atividades. Na verdade, eu e você precisamos viver o Evangelho e amar, sonhar, pensar, perdoar e fazer como Jesus faria, e assim testemunhar, sem palavras, que vale muito a pena ser de Deus.

Bora colocar isso em prática?
Compartilhe!

Paz e Fogo!
Robson Landim
Aspirante Salesiano

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s