A Internet ama o Papa Francisco!

internet ama o Papa Francisco: as palavras, os gestos e a humanidade sorridente do papa atravessam a rede e chegam ao mundo inteiro, passando por cima de fronteiras e até de filiações religiosas. O papa que veio “quase do fim do mundo” é um “fenômeno global” em termos de comunicação, tanto “do ponto de vista geográfico quanto no alcance multicanal”.

topic

Francisco foi capa da revista Time como personalidade do ano. Ele reuniu mais de 11 milhões de seguidores no Twitter. Agora, o estudo “internet ama o Papa Francisco” confirma a popularidade e a grande eficácia comunicativa do 266º bispo de Roma. A pesquisa foi encomendada pela Aleteia à consultoria 3rdPlace.

A 3rdPlace mediu o número de pesquisas e menções ao pontífice na internete o “grau de fidelidade” dos usuários que o seguem, além de identificar as principais temáticas e os assuntos mais frequentemente associados ao Papa Francisco em escala global. Uma etapa seguinte da pesquisa se concentrou mais especificamente na Itália e no bloco EUA- Reino Unido.

O estudo mostrou que, globalmente, o Papa Francisco foi o personagem que gerou o maior volume de buscas mensais no Google (1.737.300) e o mais mencionado na rede (mais de 49 milhões de vezes) em comparação com alguns dos líderes mundiais mais influentes e populares em 2013, como Barack Obama, Vladimir Putin e Angela Merkel. As menções ao papa têm uma distribuição geográfica mais global e homogênea, sem apresentar uma concentração particular em determinada região, ao contrário de figuras públicas como Obama, que concentra 52% das referências nos EUA.

Embora o Papa Francisco tenha acabado de celebrar o seu 77º aniversário, ele concorre com força com alguns dos jovens ídolos do mundo do entretenimento e do esporte: em uma análise do número de menções globais, Francisco aparece em terceiro lugar geral, depois da banda OneDirection (78 milhões) e do cantor Justin Bieber (53 milhões). Na Itália, o papa domina a lista com folga: são 750.833 menções.O segundo lugar é da mesma OneDirection, que tem 596.464 referências.

Alguns líderes entenderam antes que outros a eficácia da internet para veicular a sua imagem e reforçar a sua influência política, mas o Papa Francisco bate todos eles em capacidade de interação. No Twitter, por exemplo, o estudo da 3rdPlace sobre as contas “Pontifex” em várias línguas observa que, com uma frequência de publicação média de 0,79 tuítes por dia, o papa alcançaum índice de engajamento médio de 6.637. A conta de Barack Obama atinge uma média de engajamento de 2.309, apesar de publicar em média 7,76 tuítes por dia.

A motivação para este nível de interação, dizem os autores da pesquisa, provavelmente deve ser procurada “no modo como o papa se relaciona com o meio digital: enquanto Obama e outros líderes usam o Twitter para ‘distribuir’ seu conteúdo, Francisco o usa para conversar e para se aproximar dos fiéis, conseguindo resultados melhores e mais eficazes”.

Um caso diferente é o do Facebook. O Papa Francisco não está presente nessa rede social. Mesmo assim, ele foi o “assunto” mais discutido de 2013 no Facebook. A página não oficial do papa no site de Mark Zuckerberg apresenta uma porcentagem de seguidores fidelizados mais ativa (com engajamento médio de 26%) que a de outros líderes (Obama tem 2% e o político italiano Beppe Grillo tem 22%, por exemplo).

O estudo sobre o papa Bergoglio foi apresentado em 28 de janeiro no Hotel Columbus, em Roma, durante a conferência social “O futuro da comunicação é responsável”, organizado pela Aleteia.org e pela rede de publicidade AdEthic.

F0nte: Aleteia

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s