Igreja| Evangelii Gaudium, a primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco!

Com Canção Nova

Paz e fogo galera!

O Papa Francisco lançou hoje a sua primeira Exortação Apostólica, a  Evangelii Gaudium, a Alegria do Evangelho!

papa_santa-sé

Eu não vou me arriscar a falar sobre o que acho ou deixo de achar sem antes ter lido e estudado este belo documento. Mas como a mídia já se expressou e como vi o comentário de alguns bons católicos, posso dizer que vou me impressionar com cada linha e que provavelmente serei mais católico se colocar em prática 10% do que nosso Sumo Pontífice nos escreve na Evangelii Gaudium.

Como sabem, sou um fervoroso devoto da Mãe de Deus, por isso então, destaco aqui um parágrafo da Exortação, onde o Papa Francisco fala de Maria e a Nova Evangelização:

[284] “Juntamente com o Espírito Santo, sempre está Maria no meio do povo. Ela reunia os discípulos para O invocarem (Act 1, 14), e assim tornou possível a explosão missionária que se deu no Pentecostes. Ela é a Mãe da Igreja evangelizadora e, sem Ela, não podemos compreender cabalmente o espírito da nova evangelização” 

Segundo o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, presente na coletiva de lançamento, a Exortação pode ser resumida como um documento escrito à luz da alegria para redescobrir a fonte da evangelização no mundo contemporâneo.

“Papa Francisco infunde coragem e provoca um olhar adiante, apesar do momento de crise, fazendo, uma vez mais, da cruz e da Ressurreição de Cristo a ‘bandeira da vitória’”, disse Dom Rino.

O novo documento do Papa traz, entre outros, a contribuição dos trabalhos do Sínodo realizado no Vaticano, no ano passado, com o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé”.

Com 288 parágrafos, a Exortação Apostólica está dividida em cinco capítulos: a transformação missionária da Igreja, na crise do compromisso comunitário, o anúncio do Evangelho, a dimensão social da evangelização e evangelizadores com espírito.

Um dos convites feitos pelo Papa, na Exortação, é para que todo cristão renove o seu encontro pessoal com Cristo ou, então, que se deixe encontrar por Ele, buscando-O sem cessar. “Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando alguém dá um pequeno passo em direção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada”.

Leia na íntegra, CLICANDO AQUI!
Baixe a Exortação, CLICANDO AQUI!

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s