Palavra da Semana| Tudo ou Nada, o exemplo da Viúva do Templo

Paz e fogo galera!

Voltamos hoje com a #PalavraDaSemana! Agora, toda segunda-feira vou propor um evangelho ou leitura para ser meditado durante a semana corrente. O Tema proposto será meditado de segunda à sexta atráves de músicas, orações, formações e até entrevistas. Bacana, né?

O #TemaDaSemana é “Tudo ou Nada”, lembrando assim do Evangelho desta segunda-feira, 25, onde vemos o testemunho de amor e doação da viúva, que estando no templo, ofertou tudo o que tinha para Deus.

PS_tudoounada

Veja só:

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver” (Lc 21,1-4)

Para Deus nós nunca podemos dar as nossas sobras, nem o resto, nem o que não necessitamos mais. Isso cabe em diversas realidades: no dízimo, na vocação, no serviço pastoral..

Deus, o doador de tudo, merece de nós aquilo que nós temos de melhor, que foi Ele mesmo quem nos deu. No caso do Evangelho, a viúva que era pobre e provavelmente não tinha mais com o que se sustentar, devolveu a Deus aquilo que Ele mesmo providenciou para ela e para sua família.

Observando isso, Jesus nos ensina que, a viúva ofertando tão pouco ofertou mais do que os demais, pois esta, apesar da pequena quantia, ofertou de coração, e essa oferta o Senhor recebe com alegria e multiplica.

Podemos trazer essa meditação também para a realidade dos dons. É Deus quem nos dá o Dom da Música, de Catequisar, de Pregar, de Ensinar e claro, o Dom da Vida. Quantas são as necessidades de nossa Igreja? Faltam músicos, catequistas, missionários, pregadores, gente pra limpar, pra acolher?? Claro que falta… E porque então tantas pessoas quem têm esses dons não se colocam à serviço, sendo gratos ao Senhor que os concedeu essas e tantas outras graças?

A viúva tinha o sentimento de pertença e por isso doava como gratidão e como ajuda para manutenção do Templo… E Deus, na pessoa de Jesus, viu isso e se alegrou! Do mesmo modo, Deus se alegra com aquele que doa de coração, nem que seja uma hora por semana do seu tempo, para servi-Lo na Igreja ou se doando pelos irmãos.

Tudo isso também é questão de vocação! No próximo ano, eu e mais 12 jovens entraremos para o Aspirantado Salesiano da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (de São Paulo) em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. Não sei se esse é o nosso TUDO, mas é o nosso MELHOR, que queremos doar a Deus a partir do dia 1º de Fevereiro de 2014 e ao mesmo tempo pedir que Ele confirme em nossos corações a vocação para a qual Ele nos chama, onde Ele nos quer!

Meu irmão, minha irmã… Com Deus ou é TUDO ou NADA… ou é o seu MELHOR ou NADA, pois Ele merece e quer precisar de nós!

E você, como tem se doado a Deus?

#TamuJuntu! Paz e Fogo!

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s