Especial| Mês da Bíblia #Youcat – Veracidade da Palavra de Deus

Salve Salve galera! 

Voltando a falar sobre o mês da bíblia, trago hoje um parágrafo do Catecismo Jovem da Igreja Católica que responde ao questionamento sobre a veracidade da Palavra de Deus, questionamento esse feito por muitas pessoas, não crentes e até mesmo crentes em Deus.

Claro, nossa fé não é pautada apenas pela Bíblia, mas por um tripé onde ela está contida: Tradição, Magistério* e a Bíblia, a Palavra de Deus.

Não dá pra levarmos ao pé da letra tudo o que está escrito nas Sagradas Escrituras, pois o contexto histórico é totalmente diferente do nosso, por isso mesmo devemos ler e meditar a Santa palavra de Deus à Luz do Espírito, pois Este nos iluminará e nos fará entender o verdadeiro contexto e o que o Senhor quer nos falar através de Sua palavra escrita.

*Magistério: É a designação da tarefa da Igreja Católica de explicar a fé, interpretá-la com a assistência do Espírito Santo e protegê-la de adulterações.

Mas, e ai: É verdadeira a Sagrada Escritura?

youcat

#14 – “Os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade de Deus, porque são inspirados, ou seja, foram escritos por inspiração do Espírito Santo e têm Deus por autor.” (Concílio Vaticano II – Dei Verbum, nº11)

A Bíblia não caiu do céu feita, nem Deus a ditou a autômatos, isto é, escritores inconscientes. Antes, “para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-Se de pessoas na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria” (Concílio Vaticano II – Dei Verbum, nº11). Para que determinados textos fossem reconhecidos como Escritura Sagrada, tiveram de ser aceitos pela Igreja universal. Teve de existir portanto, um consenso nas comunidades: “Sim, é o próprio Deus que nos fala por esse texto, isto é mesmo inspirado pelo Espírito Santo!” Desde o século IV, estes escritos protocristãos estão fixados no CÂNONE DAS SAGRADAS ESCRITURAS, tal como foram realmente inspirados pelo Espírito Santo.

Ufa… Viu? A Bíblia não foi escrita por marionetes, mas sim por pessoas ungidas e inspiradas por Deus.

Bora meditar com a Palavra de Deus? 

Paz e Fogo!

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s