Por aí especial| Méier, local escolhido por Jesus para nos acolher… #JMJ #Rio2013

Paz e Fogo galera! Continuando a série de posts sobre a Jornada Mundial da Juventude, não tem como não escrever sobre a grandiosa experiência de acolhida que vivi nestes 16 dias no Rio de Janeiro.

Se eu não sabia acolher, o próprio Senhor Jesus me ensinou, seja através das pessoas que me acolheram em Bangu ou no Méier.

Rezando na casa da Rose - em Bangu -

Rezando na casa da Rose – em Bangu –

Nos meus primeiros dias no Rio de Janeiro, eu e três amigos ficamos alojados na casa de uma amiga em Bangu. Essa amiga, que antes eu não conhecia (rs), é conhecia do Alessandro, amigo com quem passei toda a JMJ. Lá fomos acolhidos como filhos da Rose e do Marcos, casal de oração e missão que muito nos impressionou por seu testemunho de discipulado junto à Fraternidade O Caminho. Fomos cuidados, mimados… Saí de lá sendo chamado de filho! Íamos ficar apenas um dia lá, mas alguns problemas na entrega do Kit Voluntário nos fizeram voltar.

Nosso alojamento oficial era na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Méier. No dia 16 fomos lá apenas para conhecer o lugar, pois nossas malas ainda estavam em Bangu. Chegando lá fomos bem recepcionados… alguns dos voluntários nos deixaram com receio, pelas caras de bravos que estavam (rs).

Galera do Alojamento Pe. Dehon

Galera do Alojamento Pe. Dehon

Depois de nos apresentarmos, resolveram então que ficaríamos ali já naquela noite e que buscariam todas as nossas coisas em Bangu. Mas quem iria buscar? No começo foi uma briga! Várias pessoas se disponibilizaram a ir buscar, mas nenhuma queria ir até Bangu, por ser um local aparentemente perigoso (digo aparentemente, porque durante nossa estadia lá, não vivenciamos nada ruim). Esse ‘rolo’ todo acabou quando o  Mário Caneda (coordenador do alojamento) chegou. 

Rapaz! Esse ‘moleque’ ficou bravo e logo resolveu o problema! Um senhor se dispôs a ir até Bangu e pegar nossas coisas! A partir daquele dia éramos oficialmente voluntários alojados no Méier, especificamente na Casa Paroquial Padre Dehon! Fomos tratados como amigos!

No fim da Santa Missa..

No fim da Santa Missa..

Pra quem não sabe, a única obrigação dos alojamentos era: disponibilizar um local pra dormir e tomar banho. No Méier não era assim! Eu me sentia realmente em casa… Tínhamos de tudo: café da manhã, sopa de noite, ambiente agradável, banho quente (de vez em quando.. ahha), liberdade pra entrar e sair quando quiséssemos, dentre outras coisas!

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus e a Casa Paroquial Pe. Dehon pertencem à Congregação dos Padres Dehonianos ou do Coração de Jesus. Nesses 14 dias que passei lá, percebi que não só os padres são do ‘Coração de Jesus’, mas também cada voluntário que nos acolheu e que trabalhou em favor de nosso conforto.

Cada voluntário daquela paróquia, daquela casa, mostraram-se como a extensão dos braços do Cristo Redentor, que estão sempre abertos para acolher o peregrino perdido, o voluntário folgado, os estrangeiros sem alojamento…

Nessa casa fiz grandes amigos, conheci melhor amigos de muito tempo…

Gratidão aos vários voluntários que tornaram nossa JMJ ainda melhor!

Agradeço em especial ao Mário que se tornou como um irmão mais novo… Cara chato pra caramba… chegava a ser irritante, mas com grande coração.. e coração mole.. 
Obrigado pelas conversas, pelas risadas e até mesmo pelas discussões! Naquela que quase voei no seu pescoço, aprendi que ninguém é igual a ninguém, mas que o carisma de um completa o do outro!

Obrigado Paróquia Sagrado Coração de Jesus por nos acolher, por nos adotar por esse tempo!
Obrigado por nos proporcionar belas Celebrações Eucarísticas, belas catequeses… e claro.. o WiFi nosso de cada dia (rs)

Valeu!

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s