Mês de Maria| O que o #Youcat diz sobre a Virgem Maria?

Salve Salve Galera!
Hoje o nosso post especial sobre o Mês de Maria, nos remete a uma das mais novas e expressivas formas de aprendizado de nossa fé, lançada por nossa Igreja.
Estou falando do Youcat, o Catecismo Jovem da Igreja Católica, uma espécie de compêndio que através de perguntas e respostas explica de forma fácil as questões mais importantes para a vivência de nossa fé.

O próprio Papa Emérito Bento XVI nos convida a estudarmos e meditarmos com o Youcat, em especial nesse ano da fé. Confira uma frase do nosso amado Papa Emérito:

“Por isso, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo para isso! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, leiai-o em duplas, se sois amigos, formais grupos e redes de estudo, trocai ideias pela Internet.”

Alguém que é parte essencial em nossa fé e que merece um expressivo espaço nesse livro, é a Doce Mãe de Deus, a Virgem Maria.

Confira 3 dos vários tópicos que falam de nossa mãe:

[82] – Não é chocante chamar “mãe de Deus” a Maria?

Não. Quem chama mãe de Deus à Maria confessa que o Seu Filho é Deus. [CIC 495, 509]

Quando os primeiros cristãos discutiam quem era Jesus, o termo theotókos (“geradora de Deus”) tornou-se sinal de reconhecimento da interpretação fidedigna da Sagrada Escritura: Maria não deu à luz simplesmente um ser humano, que após o nascimento se tivesse “tornado” Deus; o seu Filho era, já no ventre, o verdadeiro Filho de Deus. Esta questão, antes mesmo de ser um assunto mariológico, é novamente um tema relacionado com o fato de Jesus ser simultaneamente verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

[83] – O que significa a “Imaculada Conceição de Maria?

A Igreja acredita <>. (Dogma de 1854) [CIC 487-492, 508]

A crença na “conceição sem mancha” existe desde o princípio da Igreja. Hoje o conceito é equívoco. Ele declara que Deus preservou Maria do pecado original desde o início. Não se refere à concepção de Jesus no ventre de Maria. Nem sequer é uma desvalorização da sexualidade no Cristianismo, como se o homem e a mulher se manchassem quando concebessem um filho (68/69)

[147] Porque tem Maria um lugar tão distinto na comunhão dos santos?

Maria é a Mãe de Deus. Na Terra, ela esteve ligada a Jesus como ninguém – uma proximidade que não cessa no Céu. Maria é a Rainha do Céu e está realmente, no seu ser materno, muito próxima de nós.

Porque se entregou de corpo e alma e com enorme risco a uma missão tão perigosa quanto divina, Maria foi também em corpo e alma acolhida no céu. Quem vive e crê como Maria vai para o Céu.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Mês de Maria| O que o #Youcat diz sobre a Virgem Maria?

  1. Pingback: A Virgem Maria no Youcat, conheça! | Amor a Nossa Senhora

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s