Papo de Quinta| Qual é o preço de viver o catolicismo de forma autêntica? #Youcat

papodequinta

Começo este “Papo de Quinta” com alguns questionamentos, como o feito acima: Quanto vale a vivência verdadeira da fé católica? O que podemos sofrer se a professamos e vivemos de forma autêntica?

Talvez você ou algum amigo seu já pague o preço de professar com a boca, com o coração e com a vida que crê em Deus, na Sua bondade e em Sua Igreja, a Católica Apostólica Romana.

Mas qual é este preço?

O Youcat, Catecismo Jovem da Igreja Católica, nos faz uma pergunta muito semelhante a essas. Veja:

[454] Em que medida a verdade da fé compromete?

A resposta é bem clara: Cada cristão deve dar testemunho da Verdade, seguindo Cristo, que disse a Pilatos: “Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade’. [CIC 2472-2474] Isso pode significar que um cristão dê a sua vida por fidelidade à verdade e por amor a Deus e aos outros. Chama-se Martírio a esta valente forma de compromisso pela verdade.

Pois é meu povo, a resposta pra todos os questionamentos feitos é MARTÍRIO.

contrajmj-611Professar e viver a fé de forma autêntica é motivo de sofrer o martírio, mas não só um martírio físico como acontecia antigamente e que acontece até hoje em alguns lugares, mas um martírio de ridicularização, como disse nosso amado Papa Emérito Bento XVI, que muito sofreu com isso. Veja sua fala:

“O preço a ser pago pela fidelidade ao Evangelho já não é ser enforcado, desconjuntado, esquartejado, não obstante, aqueles que proclamam a fé com fidelidade nos tempos atuais muitas vezes devem pagar outro preço: ser excluído, ridicularizado”

Hoje, quem usa um crucifixo, uma camiseta votiva, anda com a Bíblia e a lê em lugar público ou que diz que é Católico (ou Cristão) não é bem quisto e nem bem visto na sociedade. Digo isso, porque em minha caminhada acadêmica (fiz um semestre de Tecnologia da Internet e estou no 8º semestre de Jornalismo) sofri um tanto com essa ridicularização.

Claro, não foi algo grandioso e nem que se levou por todos os semestres. Logo no início, era chamado de “padreco”, “beato”, não era bem quisto nas conversas ou nos grupos de estudo. Depois de um tempo consegui conquistar o respeito da maioria das pessoas, consegui explicar um pouco de nossa fé e consegui que a respeitassem um tanto, nem que seja um tanto pouco… isso porque estudo numa faculdade católica. Consegui, então, terminar com o preconceito e entrar no grupo de alguns.

1_Dom Andre-Joseph LeonardPor defendermos com firmeza aquilo que nossa Igreja prega, somos tidos como homofóbicos, retrógradas, caretas… e por isso não somos bem aceitos. Vocês viram o que aconteceu com o arcebispo de Bruxelas, Dom Andre-Joseph Leonard? Ele foi agredido verbal e fisicamente por um grupo de feministas que o acusavam de homofobia, sendo que ele nunca bateu, agrediu ou proferiu qualquer palavra ofensiva a esses nossos irmãos separados.

Elas (as feministas do FEMEN), que tanto pedem por justiça e tolerância às minorias que defendem, não souberam respeitar os limites da faculdade em que o bispo estava e nem mesmo sua integridade física e moral.

2_Dom Andre-Joseph Leonard

As doidas do FEMEN simplesmente entraram com os seios à mostra e jogaram muita água no religioso. Complicado, né? Elas pedem por tolerância, mas não toleram aqueles que pensam de modo diferente.

É isso meus jovens irmãos e amigos! O preço por professarmos, vivermos e manifestarmos a nossa fé de forma viva e autêntica é o martírio, o martírio da ridicularização, algo muito doloroso, mas também é um dos passos pra vida eterna.

Lembrem-se do que Jesus disse: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim” (Mateus 5, 10-11)

Paz e Fogo!
Tamu Juntu!

Vale a pena conferir a reportagem que o “Destrave” fez sobre o martírio de ridicularização. É só clicar aqui!

Anúncios

Um pensamento sobre “Papo de Quinta| Qual é o preço de viver o catolicismo de forma autêntica? #Youcat

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s