Papo de Quinta| 8 anos de Páscoa Eterna do Beato João Paulo II

papodequinta

Pope John Paul II

Chegou o Papo de Quinta na sexta… hehe.. desculpem-me pelo atraso.

Mas vamos ao que interessa: os 8 anos de Páscoa Eterna do Beato João Paulo II, nosso padroeiro e maior incentivador.

“Não tenhais medo! Abri antes, ou melhor, escancarai as portas a Cristo!”

425723_386209758132527_132947147_nIniciei este “papo” com uma das frases mais conhecidas do Beato João Paulo II. Ele a disse no primeiro dia de seu pontificado e não cansou de repeti-la.

Do que será que mais temos medo? Muitos dizem que tem medo de doença, de assalto, de não conseguir um emprego… mas o medo que realmente assola a maioria das pessoas é o medo da morte.

A Páscoa nada mais é do que a passagem da Morte para a Vida, pois assim Jesus a fez. Livrando-nos uma vez por todas do laço da morte, Jesus nos chama a Páscoa Eterna, essa vivida – em partes aqui na terra- por aqueles que em tudo fizeram a vontade de Deus.

virgem_papa-193x300

João Paulo II se enquadra nesses, não se enquadra?

O Papa polaco que muito cedo perdeu seus entes queridos (Pai, Mãe e Irmão) soube canalizar todos os seus sentimentos e assim chegou até o seu destino: O Céu.

Karol Wojtyla nasceu em Wadowice, na Polônia, em 1920, mais precisamente, no dia 18 de Maio daquele ano. O mês de maio que é dedicado à Virgem Maria, é um mês muito significativo quando falamos da Páscoa Eterna de João Paulo II.

Na música “Peregrino do Amor” da Banda Anjos de Resgate, ouvimos a seguinte frase que nos remete a isso que acabei de dizer: “Olhando tua agonia só posso imaginar que a própria Virgem Maria veio te buscar, e com os anjos te levou ao mais lindo lugar e todos os Santos lá estavam a te esperar…”

João Paulo II foi um homem extremamente mariano. “Totus Tuus” era seu lema. “Totus Tuus Mariae” – Todo seu, Maria! Todo seu! Consagrando-se inteiramente à Doce Mãe de Deus, seu pontificado e toda sua vida foram regidas pelas mãos da Senhora de Nazaré. No atentado que sofreu no dia de Nossa Senhora de Fátima em 1981, a própria mão da Virgem o livrou da morte. Um ano após, ele foi até o Santuário “altar do mundo” para agradecer a Mãe de Deus e entregar-lhe a prova do que ocorreu: a bala que o atingiu.

Dom Bosco dizia que quem confia em Maria, jamais será iludido. E João Paulo II com certeza não foi!

Logo que faleceu, em 2 de abril de 2005, véspera da Festa da Divina Misericórdia (esta instituída por ele mesmo), o povo já o aclamava como santo. Em seu funeral, o povo gritava e levantava placas onde podíamos ler “Santo Subito”, que em italiano quer dizer “Santo Já!”.

santo subito

A Santidade de João Paulo II é reflexo daquilo que ele disse e viveu, daquilo que ele proclamou e amou. Mais do que isso, é apenas o reflexo d’Aquele que é o todo SANTO, d’Aquele a quem nosso Beato serviu e amou.

gggfgf-243x300

João Paulo II, vivendo sintomas da eternidade já aqui na terra, contagiava a todos e nos convidava, através de seu amor, de suas palavras e de seus atos, a também vivermos e procurarmos a eternidade, prova disso, foi o modo com o qual ele conseguiu se envolver com todos, deixando a Igreja mais próxima do povo e de todos os estados de vida.

Podemos dizer que ele é o Papa da Juventude, mas também é o das Crianças, das Famílias, das Mulheres, dos Sacerdotes…

Podemos dizer que ele é o Papa da Paz, mas também é o do amor, da caridade, da esperança, da unidade dos cristãos…

Esses todos são sintomas de santidade, sintomas de eternidade vivida já na terra, sem medo de escancarar as portas do coração para Cristo e deixá-la sempre aberta pra que Deus possa entrar e fazer o que quer.

Encerro este ‘Papo de Quinta Especial’, lembrando do que o padre exorcista Gabriele Amorth disse à Agência ACI Prensa sobre João Paulo II e a invocação de sua intercessão num exorcismo:

“perguntei ao demônio mais de uma vez: ‘por que João Paulo II te dá tanto medo?’ E tive duas respostas distintas, ambas interessantes”.

“A primeira foi: ‘porque ele desarmou meus planos’. E acredito que com isso se refere à queda do comunismo na Rússia e na Europa do Leste. O colapso do comunismo”.

“Outra resposta que o demônio me deu foi ‘porque arrebatou a muitos jovens de minhas mãos’. Há muitos jovens que, graças a João Paulo II, converteram-se. Talvez alguns já eram cristãos mas não praticantes, e logo com João Paulo II voltaram para a prática”.

Roguemos então a intercessão do Beato João Paulo II, o terror dos demônios:

Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor. Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos…, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém.

Paz e Fogo!
Beato João Paulo II, rogai por nós!

Robson Landim

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s