Semana Santa| Quinta-Feira do Lava-Pés e da Instituição da Eucaristia #Youcat

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus!

Hands of Jesus and Communion

É juventude, cada dia se aproxima mais o momento de darmos aquele grande grito de “GLÓRIA A DEUS”, mas para que possamos chegar ao Sábado de Aleluia e ao Domingo de Páscoa, precisamos assim como Jesus, passar pelos mistérios do Lava-Pés, da Instituição da Eucaristia, do sofrimento no horto das oliveiras e de sua paixão e morte no Monte Calvário.

Hoje nós contemplamos Jesus que se coloca à serviço dos seus discípulos e nos dá mais uma prova de amor, nos deixando o memorial de sua paixão, morte e ressurreição: A Sagrada Comunhão.

Jesus antes de tomar a ceia com os seus apóstolos retira seu manto, toma consigo um jarro e uma toalha para lavar os pés de seus amigos, e assim mostrar que nenhum deve querer ser maior ou aparecer mais que o outro, pois se o Mestre e Senhor que deveria ser servido está servindo, eles então devem lavar os pés uns dos outros. Lembrando que não é o servo maior que o seu Senhor.

jardim-das-oliveiras

Ainda ai, Jesus institui a Sagrada Eucaristia e o sacerdócio, deixando para nós o Seu corpo e o Seu Sangue e também o ministério daqueles que nos propiciarão comer deste corpo e beber deste sangue: Os Presbíteros.

Nesta Quinta Feira Santa somos convidados a viver o mandamento do amor: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”, mandamento base para a vivência do cristianismo, para a vivência sadia na sociedade.

Neste dia, a celebração eucarística se encerra com a adoração à Jesus Sacramentado, não no Ostensório, mas na ambula; esse gesto se deve em solidariedade ao Senhor que sofre e padece no monte das oliveiras, soando sangue e se sentindo abandonado pelo Pai do Céu. É o nosso momento de nos fazermos presentes na vida do Senhor que nunca nos abandona.

Assim como levou os apóstolos Pedro, Tiago e João para o Monte das Oliveiras, Cristo também nos convida para vigiarmos com Ele. Não podemos cair no sono, como os apóstolos caíram. Precisamos estar com o Senhor, sermos solidários com Sua dor e agonia.

O Youcat, Catecismo Jovem da Igreja Católica, nos ajuda a refletir sobre os significados da Instituição da Eucaristia, momento mais do que importante para a nossa fé Católica Apostólica Romana.

Veja só:

209 – Quando instituiu Cristo a Eucaristia?

Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia na véspera da Sua morte, “na noite em que Ele ia ser entregue” (1Cor 11, 23), quando reuniu os Apóstolos à Sua volta, na sala da ceia, em Jerusalém, e celebrou com eles a Última Ceia. [1323, 1337-1340]

210 – De que forma Cristo instituiu a Eucaristia?

Eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: “Isto é o Meu corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim!” Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o cálice e disse: “Este cálice é a Nova Aliança no Meu sangue. Todas as vezes que beberdes, fazei-o em memória de Mim!” (1Cor 11, 23-25)

Esta antiquíssima narrativa sobre os acontecimentos na sala da Última Ceia é do Apóstolo São Paulo, que nem foi testemunha ocular, mas registrou o que a jovem comunidade dos cristãos guardou como mistério sagrado e celebrava liturgicamente. (99)

Não se esqueça: A Santa Missa de hoje da início ao Tríduo Pascal!
Então, não adianta ir apenas hoje para a Santa Missa, é necessária a participação nas Celebrações do Lava-Pés (Quinta), Funções da Paixão (Sexta) e Missa do Fogo (Sábado de Aleluia).

Paz e Fogo!

Anúncios

Um pensamento sobre “Semana Santa| Quinta-Feira do Lava-Pés e da Instituição da Eucaristia #Youcat

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s