#FICAaDICA| Confissões de Santo Agostinho, por Yonara Félix

ficaadica

“És grande, Senhor e infinitamente digno de ser louvado; grande é teu poder, e incomensurável tua sabedoria […] E como invocarei meu Deus, meu Deus e meu Senhor, se ao invocá-lo o faria certamente dentro de mim? E que lugar há em mim para receber o meu Deus, por onde Deus desça a mim, o Deus que fez o céu e a terra? Senhor, haverá em mim algum espaço que te possa conter? […] Quem me dera descansar em ti! Quem me dera que viesses a meu coração e que o embriagasses, para que eu me esqueça de minhas maldades e me abrace contigo, meu único bem! Que és para mim? Tem piedade de mim, para que eu possa falar. E que sou eu para ti, para que me ordenes amar-te e, se não o fizer, irar-te contra mim, ameaçando-me com terríveis castigos? Acaso é pequeno o castigo de não te amar? Ai de mim! Dize-me por tuas misericórdias, meu Senhor e meu Deus, que és para mim? Dize a minha alma: Eu sou a tua salvação. Que eu ouça e siga essa voz e te alcance. Não queiras esconder-me teu rosto. Morra eu para que possa vê-lo para não morrer eternamente.”

9788534907613Ao ler essas breves palavras, não nos parece terem sido tiradas de um livro escrito por alguém que viveu há mais de 1500 anos, por serem palavras e desejos tão atuais. A dica dessa semana é o livro Confissões, de Santo Agostinho, uma obra que se torna atual pelo conteúdo tratado. Encontramos nessa leitura particularidades que nos chamam a atenção, porque, em vários momentos, nos encontramos nas confissões feitas por Agostinho, que se tornam, assim, nossas próprias confissões.

É um livro que nos faz pensar, que não nos dá respostas prontas, mas que incentiva e desperta em nós um desejo de conhecermo-nos para que assim encontremos a Deus. É um caminho pessoal onde o início é um encontro com nosso “eu”, um livro que mexe com nossos sentimentos e que aumenta nossa fé. Uma obra que além de nos ajudar a ter um encontro com Deus, nos faz conhecer a vida de um grande santo da nossa história e como ele via e vivia o “ser de Deus” ou “estar em Deus” em vários momentos de sua vida.

Peço que ao lê-lo esteja com o coração e mente abertos para mergulhar na profundidade e particularidades de uma visão de Deus.

“O caminho está aberto. Existem muitas vias para o crescimento pessoal. E DEUS está aí, esperando por isto. Esperando atitude. O caminho está aberto. Todavia, cada um tem de encontrá-lo por esforço e mérito próprio… Ninguém abrirá portas que estão reservadas para você. Porém, estas portas não se abrem sozinhas. É preciso que você queira abri-la. Que você a busque. Que você a encontre. Que seja capaz de olhar o que ela esconde. Que tenha coragem de enfrentar seja o que for. Que acredite. E assim, que possa passar adiante, e buscar o que é realmente seu. DEUS está aí. Espera que a sua fé seja realmente decidida. Espera que acredite. Que confie. Que queira. Que saiba… É muito importante realmente saber. Crer e saber, este é o grande lema agostiniano.”

Yonara Félix
Menina de Deus

 

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s