News| Conheça o Brasão do Papa Francisco

Rádio Vaticano

Paz e Fogo galera!

Ainda cheios de alegria pela eleição do Papa Francisco e de todo seu grande ensinamento nesses poucos dias de pontificado, hoje nos foi apresentado o Brasão dele.

A Santa Sé apresentou o Brasão e também explicou cada elemento. No mesmo, encontramos o lema “Miserando atque eligendo” que significa “Com misericórdia, o elegeu”, que era o lema episcopal e que agora permanece em seu brasão pontifício.

Veja a explicação dada no Boletim da Santa Sé:

Explicação do Brasão Miserando Atque Eligendo

O Escudo

brasao_papa_franciscoNos traços, essenciais, o Papa Francisco decidiu manter seu brasão anterior, escolhido desde sua consagração episcopal e caracterizado por uma simples linearidade

O escudo azul é coberto por símbolos da dignidade pontifícia, iguais aqueles de Bento XVI (mitra posicionada entre chaves de ouro e prata entrecruzadas, unidas por um cordão vermelho). No alto, está o emblema da ordem de proveniência do Papa, a Companhia de Jesus: um sol radiande e flamejante carregado com as letras, em vermelho, IHS, monograma de Cristo. A letra H é coberta por uma cruz em ponta e três pregos em preto.

Abaixo encontram-se a estrela e a flor de nardo (cacho de uva). A estrela, de acordo com a antiga tradição araldica, simboliza a Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja; enquanto a flor de nardo (cacho de uva) indica São José, patrono da Igreja. Na tradição da iconografia hispânica, de fato, São José é representado com um ramo de nardo nas mãos. Colocando no seu escudo tais imagens, o Papa pretendeu exprimir a própria particular devoção à Virgem Santíssima e São José.

Iae, gostou?

Como a própria explicação do brasão nos diz, o Papa Francisco expressa aí a sua especial devoção por Nossa Senhora (a quem ele foi homenagear um dia depois de sua eleição na Basílica de Santa Maria Maior) e também a São José, santo padroeiro universal da Igreja e que é celebrado no dia 19 de Março, dia da celebração que marca o início do ministério petrino de Francisco.

Bacana, né?

Rezemos por nosso amado Papa Francisco!

Paz e Fogo!

Anúncios

2 pensamentos sobre “News| Conheça o Brasão do Papa Francisco

  1. Pingback: Papa Francisco| Brasão Papal passa por pequenas modificações |

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s