Papo de Quinta| Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou Teu povo!

papodequinta

GEDSC DIGITAL CAMERAA Campanha da Fraternidade é um grande meio que a Igreja do Brasil encontrou para conscientizar seu povo sobre algum assunto de alta relevância. Neste ano da Jornada Mundial da Juventude, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) através da CF quer chamar a atenção de todo o povo de Deus para os jovens chamados pelo Beato João Paulo II de “Sentinelas da Manhã”, aqueles que anunciam a chegada do Sol que é o próprio Cristo Ressuscitado.

O lema da CF 2013 é “Eis-me aqui, envia-me”, uma resposta ao Cristo que nos manda ir ao mundo e anunciar o Evangelho a toda criatura.

Tanto na sociedade quanto na Igreja, o jovem por muitas vezes foi visto como alguém sem responsabilidade e que vive apenas de ideias.

O Papa Emérito Bento XVI desmentindo essa realidade que o mundo quer impregnar em nós, disse em um dos seus discursos: “O Jovem não tem medo de desafios, o jovem tem medo de uma vida sem sentido”.

No hino oficial da Campanha da Fraternidade deste ano, cantamos o seguinte:

Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Eu tenho fome de justiça e de amor,
Quero ajudar a construir um mundo novo.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Para formar a rede da fraternidade,
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade.
Eis-me aqui, envia-me Senhor!

Quando cantamos “sou jovem, sou Teu povo”, de forma implícita dizemos ao Senhor: “Conte comigo! Conte com minha força, com minha vitalidade, com minha juventude!!!”

Ao nos colocarmos à serviço, nos colocamos, de forma livre à mercê daquilo que a Igreja, que é mãe e educadora nos ensina e recomenda.

Sendo um jovem do “Povo de Deus”, me coloco submisso ao Senhorio de Jesus, do Magistério da Igreja e da Santa Tradição. Deste modo, mesmo errantes, podemos dizer com toda certeza que somos católicos autênticos (se é que seja possível ser um católico sem ser autêntico), que seguem a voz do Supremo Pastor e de Seu Doce Vigário na Terra, o Santo Padre.

Sendo assim, o Texto-Base da CF 2013 nos relembra a preferência, aceitação e confiança da Igreja de Cristo na Juventude.

426543_463674310367156_1243810863_n

Veja o parágrafo 213: 

“A Igreja no Brasil, com a escolha desse lema para a Campanha da Fraternidade de 2013, renova sua confiança no jovem, capaz de
ouvir e de responder aos mais nobres convites que a vida lhe faz. O jovem, como o profeta Isaías, quando escutado e acolhido, deixa sua voz expandir, testemunhando convicção, tomada de posição, disponibilidade, autoestima, resposta qualificada ao chamado maior da alteridade e do serviço. A atuação de inúmeros jovens discípulos-missionários, na Igreja e na sociedade, de maneira responsável e criativa, nos dá provas suficientes de sua capacidade de entrega generosa e repleta de alegria ao projeto de Deus.”

Se a missão da Igreja é “permitir que, em todos os povos, brote e cresça o Reino de Deus, que Jesus já inaugurou” (Youcat 123), a missão do jovem discípulo-missionário é ser presença viva do Cristo que nos ama à ponto de morrer numa cruz, ressuscitar e se dar por amor na eucaristia em cada Santa Missa.

Isso e muito mais foram as grandes proezas realizadas por grandes exemplos de Santidade Jovem, como Chiara Luce, Pier Giorgio Frassati, Laura Vicuña, Albertina Berkenbrock, dentre outros tantos conectados a Deus e inseridos na lista dos Bem-Aventurados.

E aí, vai ficar parado? Vamos juntos fizemos como Isaías “Eis-me aqui, envia-me Senhor!”

Paz e Bem!

Robson Landim

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

