#jovenscomunicadoresSP| Saiba o que rolou no 1º dia do Seminário de Jovens Comunicadores da @arquidiocesesp

Rafael Alberto, Padre Cido, Padre Spadaro, Padre Valdir e Diego Fernandes

Nesta sexta-feira, 30 de Novembro, teve início na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, o Seminário de Jovens Comunicadores da Arquidiocese de São Paulo.

Pe. Spadaro

Pe. Spadaro

O encontro tem como tema “Nova Evangelização em Tempos de Rede” e tem como assessor o Padre Antônio Spadaro, membro dos Pontícios Conselhos para a Cultura e Comunicação do Vaticano. O sacerdote também é escritor. O mesmo é o autor do livro “Ciberteologia – Pensar o cristianismo nos tempos da rede”.

Pela quarta vez no Brasil, só em 2012, Spadaro durante sua fala, esplanou um pouco daquilo que será dito durante todo o encontro, dando ênfase a questão da rede. “A rede não é um meio de evagelização. A rede é o lugar da evangelização”, disse o sacerdote. O mesmo ainda falou sobre não existirem duas vidas, a online e a offline, mas apenas um vida; e também afirmou: “A rede não é usada, é vivida”.

Depois do padre Italiano, o escritor e cantor Diego Fernandes falou sobre sua experiência com a evangelização na internet. Durante seu testemunho, Diego falou sobre incomodar-se com a qualidade do conteúdo passado e sobre formar-se para ser formador de opinião. “Um formador de opinião que não tem formação, vai cair pro radicalismo”, disse o cantor.

Diego Fernandes

Diego Fernandes

Ainda em sua fala, o jovem escritor citou o Second Life, rede social que simulava uma vida totalmente online. Ele utilizou a rede esquecida pelo público, como exemplo de que não existem duas vidas, pois a mesma faliu após pouco tempo de criação e pela não adaptação dos usuários que não chegavam a 1 milhão.

Diego Fernandes ainda levou os jovens comunicadores presentes à reflexão daquilo que estamos vivendo na Web e disse que para fazermos comunicação católica, precisamos cada vez mais estarmos apaixonados pelo mestre. “Precisamos ser discípulos mais apaixonados, para sermos missionários mais ousados”, enfatizou.

No fim de sua fala, Diego cantou “Nova Geração”, música de padre Zezinho que se tornou hino da peregrinação da Cruz e do ícone de Nossa Senhora pelo País e “A Igreja é Viva”, de seu CD e DVD “Livre Acesso Ao Vivo”. Até o Pe. Spadaro que é italiano, arriscou:  “La Chiesa è viva. La Chiesa è giovane!” (A Igreja é Viva! A Igreja é jovem!!!) 

É isso aê! Amanhã tem mais!

Curta algumas fotos:

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s