Papo de Quinta| É hora de conhecer nossa fé. Bora estudar o Catecismo Jovem? #Youcat

Salve Salve, bora bater um bom papo?

Hoje vamos falar um pouco sobre o Ano da Fé e sobre a vivência e conhecimento desta Fé em Cristo proposta por nossa Santa Mãe Igreja.

Ter fé é muito fácil, qualquer um tem. Fé em Deus, fé na vida, fé no time de futebol…

Mas o que realmente é a Fé? “Fé é conhecimento e confiança” (Youcat 21)

Quero hoje falar apenas sobre “conhecimento”, pois só se ama aquilo (Aquele) que se conhece, já dizia Santo Agostinho, grande Doutor de nossa Santa Igreja.

Neste Ano da Fé somos convocados pelo Papa Bento XVI a estudarmos e conhecermos profundamente a nossa Igreja, a Fé que Ela professa e transmite e mais ainda, somos convocados a conhecermos e amarmos ainda mais o nosso Deus, Uno e Trino.

A maior ferramenta de estudo e conhecimento de nossa Igreja Católica Apostólica Romana é o “Catecismo da Igreja Católica” (CIC), que completou 20 anos de promulgação no último dia 11 de Outubro, data da abertura do Ano da Fé.

O CIC é divido em quatro partes que compreendem toda a vivência de nossa fé: os dogmas, sacramentos, celebrações, orações. As partes são: “Em que Cremos”, “Como Celebramos?”, “A Vida em Cristo” e “Como Devemos Orar”. O CIC é um tanto complicado para nós jovens, por conta de sua linguagem conservadora, mesmo assim é a mais fidedigna fonte de conhecimento sobre aquilo que professamos.

Pensando em nós, a Igreja lançou durante a Jornada Mundial da Juventude de 2011 em Madrid, na Espanha, o Youcat – Catecismo Jovem da Igreja Católica – que conta com a mesma divisão do CIC, mas com uma linguagem simples, acompanhada de comentários, frases de santos, bispos, padres e citações biblícas, além de ilustrações e fotos.

O Youcat é como o Compêndio da Igreja, com aquilo que é essêncial e imutável em nossa fé. O conteúdo é apresentado através de perguntas e respostas que facilitam a compreensão. Veja:

2 – Porque nos criou Deus?

Deus criou-nos por livre e desinteressado amor. [1-3]

Quando uma pessoa ama, o seu coração transborda. Ela deseja partilhar a sua alegria com os outros. Nisso ela parece-se com o seu Criador. Embora Deus seja um mistério, podemos pensá-l’O de um modo humano e dizer: Ele criou-nos a partir do “excesso” do Seu amor. Ele queria partilhar a Sua infinita alegria connosco, criaturas do Seu amor

O Youcat é um grande presente do Papa Bento XVI para nós jovens católicos, pois através dele aprendemos a amar a Igreja não só pelo que vemos, mas sim pelo que realmente ela é, por sua essência e santidade.

Preocupado com nossa vivência da fé, o Papa nos pede que estudemos o Catecismo Jovem com amor, carinho e fidelidade e que dediquemos um tempo a este que é um livro fascinante e que nos fala de vida, de nossa vida.

Veja parte do pedido do Papa:

Por isso, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo para isso! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, leiai-o em duplas, se sois amigos, formais grupos e redes de estudo, trocai ideias pela Internet. Permanecei, de todos os modos, em diálogo sobre a vossa fé!
Deveis conhecer aquilo em que acreditais; deveis conhecer a vossa fé com a mesma paixão que um especialista de informática conhece o sistema operacional de um computador; deveis conhecê-la como um musicista conhece a sua obra; sim, deveis ser bem mais profundamente enraizados na fé da geração dos vossos genitores, para poder resistir com força e decisão aos desafios e às tentações deste tempo.

Iae, vai ficar parado?

Dom Milton e jovens com o Youcat

Semana passada, aqui no meu setor pastoral (Jaraguá), mais de 650 jovens receberam o Youcat das mãos de nosso bispo regional Dom Milton Kenan Junior. Estes livros foram doados pela AIS – Ajuda à Igreja que Sofre, que doou mais de meio milhão de exemplares em várias dioceses do Brasil.

Estude o Catecismo! Estude o Youcat!

Paz e Fogo!

Anúncios

Um pensamento sobre “Papo de Quinta| É hora de conhecer nossa fé. Bora estudar o Catecismo Jovem? #Youcat

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s