#Youcat| O YOUCAT e a Nova Evangelização

Na Nota com Indicações Pastorais para o Ano da Fé, divulgado pelo Vaticano recentemente, há um pedido para que o YOUCAT seja utilizado como um instrumento catequético privilegiado «para oferecer aos jovens católicos um testemunho vivo do Senhor e para cultivar a sua fé». Esse pedido, assim como o próprio Ano da Fé, insere-se no contexto da Nova Evangelização, um projeto atual e necessário principalmente para os países europeus que veem a fé cristã ser ameaçada e oprimida pela secularismo e a indiferença.

De facto, o YOUCAT pode ser um excelente subsídio para a Nova Evangelização. Na apresentação oficial do YOUCAT em Roma, em Abril de 2011, o próprio presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, D. Rino Fisichela, afirmou que o YOUCAT «corresponde a uma exigência do momento presente em que se deve saber apresentar numa linguagem simples, completa e sobretudo acessível aos jovens, o património de fé que desde sempre e em todos os lugares os cristãos professam. […] O YOUCAT é um catecismo autêntico e como tal é um instrumento válido para a nova evangelização no mundo juvenil. Talvez não agrade a todos a proposta de um novo catecismo; todavia, na urgência formativa em que nos encontramos, um instrumento como este corresponde às expectativas de muitos formadores que têm consciência e direta experiência da debilidade cultural a respeito dos conteúdos fundamentais da fé.»

Segundo D. Fisichela, a Nova Evangelização, embora se dirija a toda a Igreja, encontra no mundo juvenil um interlocutor privilegiado, consciente de que o futuro passa também através do seu testemunho. Precisamente por isso, «a catequese torna-se parte integrante e essencial do projeto de uma nova evangelização, sobretudo para aqueles jovens que, vivendo em países cuja cultura está enraizada na tradição cristã, verificam um afastamento de tantos coetâneos da fé, da comunidade e da própria religião», afirmou.

Ao criar o Pontifício Conselho, convocar um Sínodo dos bispos (programado para Outubro próximo) e incentivar imensos projetos sobre a Nova Evangelização, o Papa Bento XVI quer dar uma nova força ao espírito missionário da Igreja, sobretudo naqueles lugares onde a fé parece ter-se enfraquecido sob o cavalgar do secularismo. Não se trata de transmitir uma mensagem nova, ou diferente, mas anunciar a preciosa mensagem evangélica de maneira nova, atualizada, contextualizada e adaptada principalmente às novas gerações.

Sim, os jovens são os destinatários principais da Nova Evangelização, pois já não vivem numa “cultura cristã”, onde os ideais da Igreja eram recebidos naturalmente. Os jovens de hoje precisam saber em que creem. Como afirma o Papa no prefácio do YOUCAT: «Tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que as gerações dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação».

Muitas iniciativas baseadas na leitura e reflexão do conteúdo do YOUCAT já surgiram em várias dioceses, mas certamente muitas mais podem surgir a partir da criatividade própria da juventude. Para utilizar as palavra de D. Rino Fisichela: «Que este catecismo se torne um verdadeiro instrumento de estudo e de formação para muitos jovens, de tal sorte que possam viver a fé com maior consciência e responsabilidade.»

Ir. Darlei Zanon,
Religioso Paulista, Editor do YOUCAT para a língua portuguesa

Fonte: Catecismo Jovem

 

 

 

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s