Formação| Jesus nos ensina a rezar o “Pai-Nosso” e o #Youcat (@catecismojovem) nos explica!

Bom dia povo santo!!!

No Evangelho desta terça-feira (28), o próprio Jesus no ensina a rezar e a chamarmos Deus de Pai, a pedirmos perdão e a exaltarmos o Senhor por Seus feitos e prodígios.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais.9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 

Mas, vem cá… Você entende todas as frases desta oração que o próprio Jesus nos ensinou? Não? Você tem dúvidas?

O Catecismo Jovem da Igreja Católica (Youcat) nos ajuda a compreendermos cada uma das frases dessa bela oração:

#518 – Diz-se que o Pai está “no Céu”. Onde é esse Céu?

Não devemos procurar o Céu por cima das nuvens. Quando nos dedicamos a Deus na Sua glória e ao próximo em necessidade, quando fazemos a experiência da alegria do amor, quando nos convertemos e nos reconciliamos com Deus… surge, então, o Céu. <> (Gerhard Ebeling)

#519 – O que significa dizer “Santificado seja o Vosso nome”?

Na Sagrada Escritura, o “nome” refere-se à verdadeira essência da pessoa. Santificar o nome de Deus significa fazer a Sua vontade: reconhecê-l’O, louvá-l’O, proporciona-Lhe estima e glória, e viver segundo os Seus mandamentos.

#520 – O que significa dizer “Venha a nós o Vosso Reino”?

Diz François Fénelon: “O Reino de Deus, que é totalmente interior, é querer tudo o que Deus quer, é querê-lo em todas as circunstâncias e sem limitações.”

#521 – O que significa dizer “Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu”?

Enquanto insistirmos nos nossos próprios planos, na nossa vontade e nas nossas ideias, a Terra nunca se tornará no Céu. Um quer isto; outro, aquilo. Mas só encontraremos a nossa felicidade quando quisermos juntos o que Deus quer. Orar significa dar espaço na Terra, centímetro a centímetro, à vontade de Deus.

#522 – O que significa dizer “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”?

Pedir o pão para o nosso dia a dia torna-nos pessoas que esperam da bondade do seu Pai do Céu tudo o que é necessário, tanto os bens materiais como os espirituais. Nenhum cristão deve fazer esse pedido sem pensar na sua responsabilidade real por aqueles a quem faltam os bens mais básicos deste mundo.

#524 – O que significa dizer “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”?

Muitas pessoas lutam uma vida inteira com o fato de não conseguirem perdoar. O profundo bloqueio da intransigência só se resolve na perspectiva de Deus, que nos acolheu “sendo nós ainda pecadores” (Rm 5,8). Perdão e vida reconciliada são possíveis porque temos um Pai bom.

#525 – O que significa dizer “Não nos deixeis cair em tentação”?

O próprio Jesus que foi tentado, sabe que somos pessoas fracas, que não conseguem resistir ao mal pelas próprias forças. Ele apresenta-nos, então, o pedido do Pai Nosso que nos ensina a confiar no auxílio de Deus na hora da provação.

#526 – A quem se refere o pedido “Livrai-nos do mal”?

Ninguém pode negar que, neste mundo, o mal é de uma violência devastadora, que somos rodeados de sugestões diabólicas. Só a Sagrada Escritura chamas as coisas pelo nome: “Porque não temos de lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste mundo.” (Ed 6,12). O Pedido do Pai Nosso de nos livrar do mal apresenta a Deus toda a miséria deste mundo e implora que Ele, o Onipotente, nos liberte de todo o infortúnio.

#527 – Porque terminamos o Pai Nosso com a palavra “Amém”?

Quando uma pessoa diz “Amém” às suas palavras, “Amém” à sua vida e à sua sorte, “Amém” à alegria que o espera, o Céu e a Terra unem-se e encontramo-nos na meta, isto é, junto do amor que nos criou ao princípio.

É isso…

Qualquer dúvida… recorra ao seu YOUCAT!!!

Paz e Fogo! 

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s