Formação| Jesus nos ensina a rezar o “Pai-Nosso” e o #Youcat (@catecismojovem) nos explica!

Bom dia povo santo!!!
No Evangelho desta quarta-feira (5), o próprio Jesus no ensina a rezar e a chamarmos Deus de Pai, a pedirmos perdão e a exaltarmos o Senhor por Seus feitos e prodígios.

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”.2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação”. (Lucas 11, 1-4)

Mas, vem cá… Você entende todas as frases desta oração que o próprio Jesus nos ensinou? Não? Você tem dúvidas?

O Catecismo Jovem – Youcat –  da Igreja Católica nos ajuda a compreendermos cada uma…

#518 – Diz-se que o Pai está “no Céu”. Onde é esse Céu?

Não devemos procurar o Céu por cima das nuvens. Quando nos dedicamos a Deus na Sua glória e ao próximo em necessidade, quando fazemos a experiência da alegria do amor, quando nos convertemos e nos reconciliamos com Deus… surge, então, o Céu. <> (Gerhard Ebeling)

#519 – O que significa dizer “Santificado seja o Vosso nome”?

Na Sagrada Escritura, o “nome” refere-se à verdadeira essência da pessoa. Santificar o nome de Deus significa fazer a Sua vontade: reconhecê-l’O, louvá-l’O, proporciona-Lhe estima e glória, e viver segundo os Seus mandamentos.

#520 – O que significa dizer “Venha a nós o Vosso Reino”?

Diz François Fénelon: “O Reino de Deus, que é totalmente interior, é querer tudo o que Deus quer, é querê-lo em todas as circunstâncias e sem limitações.”

#521 – O que significa dizer “Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu”?

Enquanto insistirmos nos nossos próprios planos, na nossa vontade e nas nossas ideias, a Terra nunca se tornará no Céu. Um quer isto; outro, aquilo. Mas só encontraremos a nossa felicidade quando quisermos juntos o que Deus quer. Orar significa dar espaço na Terra, centímetro a centímetro, à vontade de Deus.

#522 – O que significa dizer “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”?

Pedir o pão para o nosso dia a dia torna-nos pessoas que esperam da bondade do seu Pai do Céu tudo o que é necessário, tanto os bens materiais como os espirituais. Nenhum cristão deve fazer esse pedido sem pensar na sua responsabilidade real por aqueles a quem faltam os bens mais básicos deste mundo.

#524 – O que significa dizer “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”?

Muitas pessoas lutam uma vida inteira com o fato de não conseguirem perdoar. O profundo bloqueio da intransigência só se resolve na perspectiva de Deus, que nos acolheu “sendo nós ainda pecadores” (Rm 5,8). Perdão e vida reconciliada são possíveis porque temos um Pai bom.

#525 – O que significa dizer “Não nos deixeis cair em tentação”?

O próprio Jesus que foi tentado, sabe que somos pessoas fracas, que não conseguem resistir ao mal pelas próprias forças. Ele apresenta-nos, então, o pedido do Pai Nosso que nos ensina a confiar no auxílio de Deus na hora da provação.

#526 – A quem se refere o pedido “Livrai-nos do mal”?

Ninguém pode negar que, neste mundo, o mal é de uma violência devastadora, que somos rodeados de sugestões diabólicas. Só a Sagrada Escritura chamas as coisas pelo nome: “Porque não temos de lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste mundo.” (Ed 6,12). O Pedido do Pai Nosso de nos livrar do mal apresenta a Deus toda a miséria deste mundo e implora que Ele, o Onipotente, nos liberte de todo o infortúnio.

#527 – Porque terminamos o Pai Nosso com a palavra “Amém”?

Quando uma pessoa diz “Amém” às suas palavras, “Amém” à sua vida e à sua sorte, “Amém” à alegria que o espera, o Céu e a Terra unem-se e encontramo-nos na meta, isto é, junto do amor que nos criou ao princípio.

É isso…
Qualquer dúvida… recorra ao seu YOUCAT!!!

Paz e Fogo! 

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s