Palavra da Semana| A Cruz e a Virgem Maria – Parte I

Bom Dia galera. Salve Jesus! Salve Maria!

A nossa “Palavra da Semana” será dividida em duas partes. A parte de hoje está no Evangelho desta quarta-feira, dia da Solenidade da Exaltação da Santa CruzJoão 3, 13-17Leia aqui.

Nesta semana celebramos duas solenidades muito importantes para a nossa fé católica. A Santíssima Cruz de Nosso Senhor Jesus e a Virgem das Dores.

Ambos nos levam a pensar no sofrimento, na angústia, mas também nos ajudam a refletir sobre a vitória que vem após a morte, sobre a alegria que vem após a agonia e sobre o sepulcro vazio que vem após a crucificação.

“Bendita seja a Cruz o amor por ela se revelou. Nós somos a Igreja da Cruz por isso a exaltamos Senhor…” (Santa Cruz – Banda Arkanjos)

Nós não somos a Igreja da Cruz e não a adoramos porque Jesus morreu nela… mas  sim porque ela é Sinal de Salvação e porque Jesus não permaneceu Nela.

Quando olhamos para a Cruz vazia lembramos: “Após a Cruz, vem a Ressurreição – Após a morte, vem a vida!!!”

Se nossa vida for pautada na Cruz de Cristo, tudo irá bem conosco. Isso não quer dizer que não teremos sofrimentos, tristezas e/ou problemas, mas sim que, se vivermos e carregarmos a nossa Cruz, seguindo Jesus e com o auxílio de nossos amigos “Cirineus” e de nossa amada Mãe Maria, a Virgem das Dores e das alegrias, tudo será melhor, tudo terá sentido.

Olhar para a Cruz não deve ser motivo ou ação de tristeza, mas sim de alegria, pois foi nela e através dela que Cristo deu-nos vida por Sua morte. Nela Ele foi humilhado para que tivéssemos dignidade, Nela Ele foi desfigurado para que fosse restituída em nós a Imagem e Semelhança do Pai, Nela Ele carregou todos os nossos pecados e maldições para que fossemos livres para amar, para escolher, para servir, para viver…

“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.” (João 3, 14-15)

Na Cruz, Jesus foi elevado para que todos olhassem e visse Nele um rosto divino do homem e um rosto humano de Deus todo misericordioso e poderoso.

“Eis o Lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo… Vinde Adoremos” – Este canto entoado na entronização da Santa Cruz na Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na Sexta-Feira Santa nos leva a em procissão e unidade com toda a Igreja, adorarmos a Cruz, onde a salvação foi erguida, onde a Salvação tomou forma, onde a salvação resplandeceu.

Deus nos ama muito além… e por isso foi capaz de nos dar o Seu Filho unigênito como Salvador. “Ele tanto amou o mundo que nos deu na Cruz Jesus… pra que eu tenha vida eterna.. Ele me ama muito além…além dos meus erros, dos erros dos outros, além das escolhas tão erradas…” (Deus Vai Além – Márcio Todeschini)

#YOUCAT101

Porque teve Jesus de nos redimir justamente na Cruz?

Deus não nos podia ter demonstrado o Seu amor de forma mais eficaz que Se deixar pregar na Cruz na pessoa do Seu Filho. A Cruz era a forma de execução mais vergonhosa e severa da Antiguidade; a título de exemplo, os cidadãos romanos, independente da gravidade da culpa, nunca deviam ser crucificados. Portanto, Deus entrou no sofrimento mais abissal da humanidade; desde então, ninguém mais pode dizer: << Deus não sabe o que sofro.>>

É isso aê meus irmãos e irmãs!

Jovens Revolucionários, que pela loucura da cruz tornaram-se loucos por Jesus: Deus sabe dos seus desafios; Deus sabe das suas dores; Deus sabe das suas angústias; Deus sabe do seu sofrimento e é por isso que Ele se deu por você e se dá a cada dia na Eucaristia, onde atualiza o mistério de salvação da Paixão, Morte na Cruz e Ressurreição.

Paz e Fogo!

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s