#JMJ| Catequese desta quarta feira por @DomOdiloScherer na #JMJ

Quase 600 jovens lotaram a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Madri, na manhã desta quarta-feira (17) para o primeiro dia de catequeses pregadas pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, marcando o segundo dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A maioria dos jovens eram do Caminho Neocatecumenal, vindo de 5 paróquias da Arquidiocese de São Paulo, além de dioceses vizinhas. Também participaram do encontro os 58 peregrinos do Setor Juventude da Arquidiocese (Sejusp), que desembarcaram em Madri na manhã da terça-feira, além de representantes de diversos movimentos do Brasil e de outros países de língua portuguesa.

Seguindo a programação das catequeses que acontecem durante a JMJ em diversos idiomas, o encontro começou com um momento de oração e muita música. Em seguida, houve um momento de testemunho com o jovem Hugo Teixeira, da Paróquia São Carlos Borromeu (Região Episcopal Belém), que partilhou sua experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo e motivou os jovens a levarem essa experiência para o dia-a-dia. “Viver com Cristo, caminhar com Cristo, na minha experiência, vale muito a pena!”, disse.

Logo depois dom Odilo foi convidado para fazer sua reflexão sobre o tema “Firmes na Fé”, a partir da mensagem do papa Bento 16 para a JMJ 2011. Ao ser anunciado, o arcebispo foi aplaudido pela juventude que ocupava todos os espaços da igreja, inclusive a calçada.

O cardeal iniciou sua catequese destacando que o tema da jornada papontava para a realidade da vida cristã. “Nossa referência e relação essencial com Cristo. Ser cristão é ser discípulo de Cristo; é estar ligado a ele com uma relação estreita e vital e dele receber a vida nova, mediante a fé e o batismo”.

O cardeal ainda chamou atenção para a necessidade de se cultivar uma fé verdadeira. “A fé sobrenatural nos permite ‘edificar sobre Deus’, colocar nosso pé numa base firme, que não somos nós mesmos, nem é algo de humano, mas é o próprio Deus e sua fidelidade. ‘Abraão creu e esperou contra toda esperança…’” (cf Rm 4,18).

Por fim, o arcebispo exortou: “Firmes também com a Igreja, comunidade de fé. Não estamos sozinhos. E não queiramos ficar sozinhos, pois perderemos o rumo e a fé; na comunidade de fé, somos amparados e fortalecidos, com o testemunho de tantos irmãos e irmãs!”

Ao terminar sua fala, dom Odilo foi mais uma vez ovacionado pela juventude. Em seguida, o cardeal presidiu a Eucaristia, concelebrada por 25 padres, entre eles o pároco que os acolheu, padre Jorge Gonzáles, e padres da Arquidiocese que acompanham a peregrinação do Sejusp. Na homilia, dom Odilo ressaltou a importância da nova evangelização e motivou os jovens a serem “evangelizadores de outros jovens”.

Leia o texto da Catequese na íntegra

 

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s