#JMJ| Vai começar a Jornada Mundial da Juventude de Madri

papa1

Vai começar. Milhares de jovens de todos os países já tomam as ruas de Madri. Alegres, barulhentos, coloridos, eles ocupam todos os espaços e já não aguentam mais de ansiedade. Esperaram por três anos – muitos, pela vida inteira – para participar. E agora, finalmente, depois de tanta preparação e de tantos sacrifícios, vai começar.

Estamos falando da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa oficialmente nesta terça-feira (16) com missa celebrada, às 20h (15h no Brasil), pelo arcebispo de Madri, Cardeal Rouco Varela. Esta é a vigésima sexta edição do evento – a décima segunda a ser realizada em âmbito internacional.

Na quarta-feira (17) começam duas das principais atividades que acontecerão ao longo da semana: as catequeses com os bispos e o Festival da Juventude. Até sexta-feira, na parte da manhã e no começo da tarde, bispos de todo o mundo estarão espalhados pelas paróquias de Madri oferecendo momentos de formação aos jovens em 15 línguas diferentes. Já ao final da tarde e à noite ocorrerão inúmeros eventos culturais, incluindo shows musicais, peças de teatro, performances, exibição de filmes, etc, numa diversificada agenda com atrações provenientes de todos os países.

Outros dois eventos que acontecerão ao longo desses dias são a Festa do Perdão e a Feira Vocacional, ambos no Parque del Retiro. A Festa do Perdão é um grande mutirão de confissões que contará com 12 mil sacerdotes – um deles, o próprio Papa. Já a Feira Vocacional apresentará aos participantes da Jornada dezenas de caminhos, carismas, trabalhos e atividades de evangelização diferentes.

O Papa com os jovens

O Papa Bento XVI chega a Madri na quinta-feira (18) ao meio dia (7h no Brasil) e tem seu primeiro encontro com os jovens às 19h30 (14h30 no Brasil) na Plaza de Cibeles. Nos dias em que permanecerá em Madri, ele terá uma extensa agenda, com inclui, além dos compromissos como chefe de Estado, encontros com jovens religiosas, com seminaristas e com jovens professores universitários – sem falar da Via Crúcis, da Vigília e da Missa Final.

A Via Crúcis está marcada para as 19h30 (14h30 no Brasil) da quinta-feira e será celebrada com belíssimos objetos da arte sacra espanhola.

No sábado (19), o evento principal será a Vigília com o Papa. Eles devem começar ao Aeródromo de Cuatro Vientos no final da tarde. Às 20h (15h no Brasil) o Papa chegará ao local e iniciará a vigília de adoração com os jovens. Mais tarde, o Papa deverá se retirar, mas os jovens permanecerão ali ao longo de toda a noite, rezando, adorando, participando dos vários atos preparados.

A Jornada Mundial da Juventude será encerrada no domingo (21), com a missa final, que ocorrerá no mesmo local onde haverá vigília, o Aeródromo de Cuatro Vientos. O Papa chegará às 9h e começará a celebração às 9h30 (4h30 no Brasil). Ao final da missa, Bento XVI vai anunciar a cidade que sediará próxima JMJ.

Para os brasileiros, a Jornada não acaba aí: à noite, a partir das 18h (13h no Brasil), uma grande festa com a participação de muitos artistas católicos vai comemorar a alegria de termos enviado a maior delegação de nossa história.

Todos esses dias serão marcados, certamente, por muita espiritualidade, por muita oração e adoração, por muita festa, muita troca de experiências, pelo contato com várias novas culturas, pelo surgimento de novas amizades. Se Deus quiser, todos esses jovens voltarão para seus países com novo ardor missionário, com a intenção de levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos e com um forte desejo de santidade. Assim, estará se cumprindo aquilo que o Beato João Paulo II sonhou ao idealizar e criar a Jornada Mundial da Juventude: homens e mulheres com espírito jovem seguindo Jesus Cristo e levando-o a todos os lugares.

Veja a agenda completa da JMJ Madri

Por Moisés Nazário

Fonte: Jovens Conectados

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s