Palavra da Semana| Ser para fazer!

Iae galera, paz e fogo!

Hoje vamos meditar sobre um dos evangelhos desta sexta feira (29), já que a liturgia nos propõe dois Evangelhos, neste dia em que celebramos Santa Marta, irmã de Maria e Lázaro e amiga de Jesus.

O Evangelho se encontra no livro de São Lucas 10, 38-42 e você pode lê-lo clicando aqui.

Marta e Maria, Serviço e contemplação. Divisão vista em muitas congregações como a das Filhas de Maria Servas dos Pequeninos, fundada pelo grande Padre Antônio Maria Borges. Ambos os ramos são importantes para a Igreja e sua missão.

Como Maria, as “freiras” da contemplação vivem aos pés do Senhor, rezando, meditando, intercedendo por toda a obra da congregação e da Igreja. Assim, Maria se mostra adoradora, aquela que mais “É” do que “FAZ”.

Mas imagine se só existissem Marias, pessoas que só rezam, só contemplam. Como aconteceria e Evangelização???

Como Marta, existem as irmãs do serviço, da ação, que com a intercessão das Marias, trabalham pelo sustento da congregação e nas missões de evangelizar, colocando em prática os ensinamentos, o carisma e os seus dons de serviço.

Somos convidados a sermos um pouco de cada. Precisamos ter essa balança: Será que estou mais fazendo do que sendo?

A nossa missão é SER IGREJA e não adianta nada servirmos, fazermos se não conseguimos SER. Para sermos bons servos, bons membros de nossa Igreja; precisamos viver a essência dela, os sacramentos, os mandamentos da lei de Deus e da Igreja, a vivência fraterna, mas também a vida de oração e de intimidade com o Senhor.

Muitas vezes ficamos tão afoitos que esquecemos de ser e nos irritamos com o muito “Ser” dos outros. Chegamos diante do padre ou do nosso coordenador e dizemos reclamando de nossos irmãos:

“Manda ela (e) me ajudar… ela (e) fica só rezando… põe ela (e) pra trabalhar” e recebemos a bela resposta:

“Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. 

Precisamos escolher a melhor parte! Precisamos SER, precisamos adorar, precisamos ter intimidade, para que quando formos servir, possamos transparecer cada vez mais o rosto, o olhar e o amor de nosso Deus que tanto nos ama e quer também amar nossos irmãos através de nós, através de nosso serviço, através de nossos dons.

Tudo isso é missão. Missão de SER para FAZER.

Somos propagadores e Deus conta com nossa ajuda para a implantação de Seu reino aqui na Terra. Veja o que o Youcat (Catecismo Jovem da Igreja Católica) diz sobre a Missão da Igreja:

123 – Qual a Missão da Igreja?

A missão da Igreja é permitir que, em todos os povos, brote e cresça o Reino de Deus, que Jesus já inaugurou.
[CIC 763-769, 774-776, 780]

Aonde Jesus foi, o Céu tocou a Terra, despontou o Reino de Deus, um reino de paz e justiça. A Igreja serve este Reino de Deus. Ela não é um fim em si mesma. Ela tem de continuar o que Jesus começou. Ela deve proceder como Jesus procederia. Ela transmite as Palavras de Jesus e prossegue a celebração dos sinais sagrados de Jesus ( > Sacramentos). Portanto, a Igreja, com toda a sua fraqueza, é um pedaço do Céu sobre a Terra.

Para servirmos a essa Igreja, Pedaço do Céu na Terra, precisamos SER Igreja.

Marta foi Igreja! Marta aprendeu a ser e assim soube confiar em Jesus que não era mais um mestre, mas sim um amigo que tinha entrada livre e lugar preparado na casa dos irmãos de Bethânia (Marta, Maria e Lázaro). Quando Lázaro morreu e quando Jesus chegou a Bethânia, mesmo em meio a tristeza, Marta fez sua profissão de Fé onde reconheceu o poder e o Senhorio de Jesus, dizendo:

“Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá.” (João 11, 21)

Então, já temos a receita!

Para bem fazermos. Precisamos SER! Ser Igreja, Ser rosto do Pai, Ser parte integrante do corpo de Jesus!

Estamos Juntos!

Paz e Fogo!

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s