Jovem Litúrgico| Domingo do Bom Pastor por @janainanaspar

Estamos celebrando o domingo do Bom Pastor. Hoje é dia dos pastores e dia da pastoral. Trabalhar na Pastoral de uma comunidade é estar a serviço da vida, continuando o trabalho do Mestre. Ele nos mostra o sentido da ação pastoral: dar a vida pelas ovelhas. Sim, pois quem não vive para servir, não serve para viver.

O Evangelho começa dizendo que “quem não entra pela porta do redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante”. A porta para a salvação, para a felicidade, é uma só! Mas existe muita gente querendo pegar atalho por ai… O atalho das drogas, da prostituição, da ganância; porque acham que por ai se chega mais rápido a felicidade! Facilidade não é sinônimo de felicidade! Os atalhos nos deixam cada vez mais longe do Pai.

Costumamos ouvir que Maria é o atalho para o Céu, na verdade Maria deixa o caminho cada vez mais prazeroso, mais bonito, mais doce. Porque o caminho não pode ser encurtado. Podemos com um simples exemplo entender isso: quando temos um longo caminho pra percorrer, o desanimo já vem antes mesmo de começar a andar! Agora, quando estamos na companhia de um bom amigo, nem percebemos o caminho percorrido! A presença daquela pessoa é tão boa, que acaba fazendo com que nosso caminho pareça mais curto. Isso é o “atalho” do Céu!

Devemos passar pela porta, para sermos também pastores de ovelhas, para seguir o chamado do Pai. Jesus chama a cada um de nós pelo nome! Chamar pelo nome é sinal de pertença. Portanto, Ele toma a cada um de nós como SEU! Isso mesmo, Ele olha pro encardido e diz: é meu! Fui eu que fiz!

Mas ás vezes, somos tão cabeça dura, que não tomamos posse disso, e acabamos nos desviando por outros caminhos. E Jesus foge do comum, Ele é um Deus tão louco de amor por nós, que vai atrás de cada ovelha perdida! Porém, as ovelhas precisam o reconhecer, o aceitar. Somos todos de Jesus, portanto, todos nós vamos reconhecer nosso pastor e voltar a Ele. O que acontece é que o encardido sabe disso! Então, ele tenta jogar areia nos nossos olhos, para que não reconheçamos Jesus!

No Evangelho diz que “a um estranho, porém, as ovelhas não seguem, mas fogem dele, porque não reconhecem a voz dos estranhos”. O “mundo” sabe muito bem disso, por isso, se camufla! Faz o ridículo parecer lindo, ai então você vira um fantoche, um palhaço do encardido, apenas porque ele se apresentou “bonzinho” para você. Isso, até ele te pegar. Porque depois… ele te vê como papel higiênico, vai te amassar e jogar no lixo; pois é só isso que ele sabe fazer. O mal impõe, Deus convida.

Quando Jesus diz que Ele é o Bom Pastor, isso quer dizer que também existe o mau pastor.

Mas quem é o Bom Pastor? É aquele que dá a vida por suas ovelhas!

O Senhor hoje nos diz: Ninguém tira a minha vida, eu a entrego livremente. Como ovelha muda ao matadouro, Ele se entregou por amor a você! Não murmurou, não reclamou por nada. Vemos no Evangelho que precisamos nos apaixonar por Jesus. Depois que nos apaixonarmos, Ele toma a nossa frente e nós o seguimos porque reconhecemos a sua voz.

Mas… Ainda assim, os discípulos não entenderam o que o Mestre queria dizer. Era tão simples que eles não entenderam, talvez fosse muita informação. Ao final da parábola, eles não sabiam mais o que era a porta, o que era a ovelha. Jesus é tão bondoso e paciente que explicou: “Eu sou a porta das ovelhas! Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes…”

Meu irmão, nesse domingo  não podemos esquecer que a eficácia do Amor é a gratuidade! Tudo aquilo que veio na sua vida antes de você passar pela porta, foram ladrões e assaltantes que queriam te roubar. E sabe por que? Porque você é muito precioso! Somos todos príncipes e princesas, porque somos filhos do REI, mas o encardido quer nos transformar em sapos! Aqui pra ele…

Ir pro inferno é fácil, porque o caminho é largo. O caminho do Céu é estreito, porque é subida; mas é possível chegar lá! Assumir a missão de ser cristão significa perder o sossego. Não se pode achar que a paz é comodismo e ausência de problemas. O caminho do Bom Pastor não é um caminho de facilidades, mas de entrega amorosa que não desconhece a dor e as exigências de amar até o fim, como Jesus amou.

Se apaixone meu irmão, porque a recompensa é grande! O salário do pecado é a morte, mas a recompensa do amor é o Céu!

Que o Nazareno e a Santíssima Virgem Maria caminhem com você.
Um Santo Domingo!

Janaina Nascimento
Juventude São Luis Gonzaga
Par. São Luis Gonzada – Pirituba/SP

Anúncios

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e amadurecimento de nossa missão. Deus o abençoe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s